camisa arte

Evento será realizado no Autitório do HUM

Um evento que vai homenagear a ação de profissionais e familiares envolvidos nos processos de doação de órgãos e tecidos será realizado, nesta quinta-feira, 26 de setembro. A iniciativa é da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

Segundo a coordenadora da Cihdott, a enfermeira Rosane Almeida de Freitas, em 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Mas a Comissão do HUM está realizando diversas atividades externas e internas, durante todo o mês, marcando o Setembro Verde.

“Estamos conversando com os servidores sobre determinação de morte encefálica, manutenção de potenciais doadores e doação de órgãos. Além disso, vamos realizar enquetes pelos corredores do HUM para esclarecermos as dúvidas dos nossos usuários sobre esse tema. Isso é importante porque poderemos detectar quais as informações ainda precisam ser trabalhadas para desmistificar muitos detalhes que cercam a doação de órgãos e tecidos. Conhecendo as dúvidas, podemos realizar ações educativas mais focadas”, explicou Rosane de Freitas.

Mas o ponto alto do mês será a homenagem aos familiares e profissionais envolvidos nos processos de captação do HUM. A festa promete surpresas. Segundo a coordenadora da Cihdott, “é preciso valorizar serviços como o do Instituto Médico Legal, que agiliza a liberação de possíveis doadores, amenizando o sofrimento das famílias, e da equipe da Delegacia de Maringá, que, muitas vezes, precisa vir ao Hospital para identificar um paciente, porque só assim conseguimos encontrar a família e começar o protocolo de doação”, explicou a enfermeira. Rosane de Freitas acrescentou, no entanto, que “apesar de tudo, são as famílias que determinam o sucesso das nossas ações. Sem elas, não somos nada”, concluiu.

A homenagem aos profissionais e familiares está marcada para começar às 8h30, de quinta-feira, no Auditório do HUM.