catracaO equipamento vai ajudar na identificação e controle de frequência dos usuários

A Biblioteca Central (BCE), da UEM (Universidade Estadual de Maringá), implantou, nesta semana, o controle de frequência dos usuários através da catraca eletrônica.  Com o novo sistema, os usuários terão que utilizar o cartão de identificação para entrar na BCE. Para os servidores  é a identidade funcional e para os alunos o Registro Acadêmico. Os usuários sem vínculo institucional com a UEM deverão identificar-se na portaria.

Segundo Ademir Henrique dos Santos, diretor da BCE, o uso do cartão possibilitará o levantamento estatístico diário sobre o público que utiliza os serviços da Biblioteca, possibilitando também traçar um perfil dos usuários. Santos comenta que este levantamento deve contribuir para melhorar a qualidade do atendimento e adequação e ampliação do acervo e dos serviços prestados a comunidade.

O programa de identificação e controle de usuários foi desenvolvido pelo NPD (Núcleo de Processamento de Dados) da UEM. Atualmente, o cartão de identificação já é utilizado para o empréstimo de livros e nas máquinas de autoatendimento da BCE.

Os alunos que ainda não possuem o  documento podem solicitá-lo através do sistema Secretaria Acadêmica Virtual. Alunos de graduação deverão retirar o documento no departamento do curso que está matriculado. Para os alunos de pós-graduação a retirada deve ser feita na Diretoria de Assuntos Acadêmicos, no setor de pós-graduação. Lembrando que a chegada dos novos lotes se dá sempre no final de cada mês.