Tools

II Simpósio Pananaense de Tributação e Fomento das Instituições de Ciência Tecnologia Pesquisa e Inovação 01

Simpósio ocorrerá na próxima sexta-feira (18), em Curitiba, com entrada gratuita

Um evento que mostrará às principais instituições de ciência, tecnologia, pesquisa e inovação do Estado, incluindo as universidades, como buscar incentivos para inovar. Esse será o II Simpósio Paranaense sobre Tributação e Fomento das Instituições de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. Agendado para sexta-feira (18), o evento, gratuito, está sendo realizado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR) em parceria com a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) e com a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef).

O objetivo é debater com dirigentes e colaboradores de ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) sobre o aperfeiçoamento do ambiente regulatório, com foco na legislação de tributação e de fomento administrativo.

Serão discutidas a isenção e a imunidades de tributos e os obstáculos existentes no Sistema Tributário Nacional que, muitas vezes, dificultam o acesso das ICTs a esses benefícios fiscais. 

Também serão abordados aspectos do fomento às ICTs, com destaque para as leis que compõem o Direito Administrativo, e as oportunidades para que associações e fundações privadas possam colaborar com o Poder Público para a captação de recursos destinados à ciência, tecnologia, desenvolvimento e inovação.  

“Esperamos que o evento promova a reflexão para mudanças legislativas a favor da ciência e da tecnologia, que incentive as pessoas a pensarem nesses entraves que existem e como superá-los”, afirma Juliano Lirani, advogado especialista em tributação de instituições de ciência e tecnologia e um dos palestrantes do evento.

Além do Juliano Lirani, o simpósio contará com os seguintes palestrantes: João Manuel da Silva Dionísio, Secretário do Tribunal de Contas da União do Paraná; Jorge Callado, presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná; Karina Anastácio Farias de Moura Cordeiro, promotora do Ministério Público Estadual do Paraná; Kleber Gil Zeca, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil; Fernando Bittencourt Luciano, diretor da Agência PUC de Inovação; Fabrício Luz Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Senai; e Maria Helena Gabarra Osorio, advogada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

"Discutiremos com as instituições como buscar os incentivos disponíveis e onde é preciso avançar. Este é um tema que precisa sempre estar em debate, pois sabemos que países e estados de referência em inovação possuem estratégias de investimentos a longo prazo e sua revisão é constante visto a rapidez com que o mercado e a tecnologia têm transformado as relações econômicas e o mercado em si”, afirma Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-PR.

 Serviço:

Data: 18/10/2019

Horário: das 08:00 às 17:30

Local:  FIEP, Comendador Franco - Jardim Botânico, Curitiba-PR. 

Entrada gratuita

Inscrições: site  

uem tv