2019 10 01 Semana da UNATI 7158

Evento foi aberto, hoje (1º), e prossegue até sexta-feira (4); veja a galeria de fotos do evento

Com a palestra “Prevenção Contra o Alzheimer”, o médico Sérgio Augusto Buchweitz deu início, nesta segunda-feira (1º), à Semana do Idoso na Universidade Estadual de Maringá (UEM), promovida pela Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), no auditório do bloco C-34.

O médico destacou a importância da prevenção, não só do Alzheimer mas também das doenças neurológicas em geral, uma vez que causam maior mortalidade do que o câncer, por exemplo. Buchweitz explicou que existem dois tipos de doenças, as que são adquiridas e as genéticas, além das que são preveníveis e modificáveis e as que não são.

Algumas das doenças neurológicas citadas na palestra foram: Doença Cérebro Vascular, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Tumores Cerebrais e outros. Na maioria dos casos pode haver a prevenção ou até mesmo a diminuição do risco da doença, por meio de atitudes que melhoram a qualidade de vida, como a prática de atividade física, uma dieta adequada, controle da pressão arterial e o uso correto de medicamentos.

No caso das doenças degenerativas que levam à demência e à perda das capacidades cognitivas, como o Alzheimer, ainda não se sabe a causa da doença. O médico explica que o que pode ser feito são medidas para evitar ou para que ela não progrida muito rápido.

O professor Paulo Lopes, coordenador da Unati, falou que o objetivo desse evento é justamente trazer temas como este, que são pertinentes ao idoso e a sua qualidade de vida e ainda ressalta a importância dos alunos participarem das programações oferecidas pela universidade.

Com quase 500 alunos e 38 disciplinas, o evento foi aberto com a apresentação do coral da Universidade Aberta à Terceira Idade, que existe desde 2010, regido pelo professor Paulo. Para ele, as atividades promovem uma socialização e um pensar coletivo dos alunos, integrando o idoso ao sistema acadêmico e à comunidade.

(*) Com supervisão de jornalistas da ASC