vera 1

Conferência, na quinta-feira (10), será proferida por doutora em Ciências da Computação e Matemática Computacional

A professora Vera Lucia Damasceno Tomazella, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vai proferir, na quinta-feira (10), às 14 horas, no anfiteatro Yoshiaki Fukushigue, bloco E-90, térreo, a palestra "Defective gamma-inverse Gaussian model for Survival Data with Cured Fraction" (Modelo gaussiano gama-inverso defeituoso para dados de sobrevivência com fração de cura).

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Tomazella tem mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP); doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP; e pós-doutorado pela Universidade de Valéncia-Espanha e a Universidade de Manchester-UK (2012). 

Atualmente, ela é docente-associada IV da Universidade Federal de São Carlos, membro eleita do ISI e membro do Comitê de Educação do IBS.

Nesta palestra, Tomazella apresenta um modelo defeituoso induzido por um termo de fragilidade para modelar a proporção de cura. Diferentemente da maioria dos modelos com fração de cura, os modelos defeituosos têm a vantagem de modelar a fração de cura sem adicionar nenhum parâmetro extra no modelo. 

palestra gama

Uma maneira de incorporar essa fragilidade é introduzi-la na modelagem da função de risco, a fim de controlar a heterogeneidade das variáveis não observáveis. O objetivo aqui é usar a distribuição gama para o termo de fragilidade a fim de induzir uma distribuição defeituosa nova e mais flexível. 

Assim, a professora propõe e discute os modelos defeituosos de regressão gaussiana gama-inversa. Para ilustrar o modelo proposto, ela apresenta uma aplicação em conjunto de dados reais sobre o câncer de mama obtidos no A.C.Camargo Cancer Center, São Paulo.

A promoção do evento é da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Bioestatística da UEM, em parceria com o Departamento de Estatística. A conferência faz parte do “Ciclo de Palestras do PBE”.