Tools

2019 10 10 Visita do Prefeito Wlisses Maia e do Vice Prefeito Edson Scabora 8927

Prefeito e vice em reunião no gabinete da reitoria

A prefeitura de Maringá (PR) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão com parcerias produtivas para as áreas de saúde, infraestrutura, mobilidade urbana, educacional e social. Para tratar de encaminhamentos desses assuntos, o prefeito Ulisses Maia e o vice Edson Scabora reuniram-se com a reitoria.

Um dos pontos conversados com o vice-reitor Ricardo Dias Silva, na semana passada, foi a duplicação da Rua Deputado Ardinal Ribas, via que, no cruzamento com a Rua Dez de Maio, dá acesso ao Portão 9 da UEM, o único aberto permanentemente. A prefeitura alargará a pista, fará novo cercamento, melhorias na guarita e no Instituto de Línguas, além de permuta de terrenos com a universidade.

No encontro também houve tratativas sobre pavimentação asfáltica da Rua Ametista – localizada nas costas do Hospital Universitário de Maringá (HUM). A obra deverá possibilitar mais segurança ao entorno, além de contribuir para desafogar o fluxo na Avenida Mandacaru, onde fica o acesso principal ao HUM. Por falar na unidade hospitalar, demandas específicas foram solicitadas pela superintendente, Elisabete Mitiko Kobayashi. Dentre elas, apoio para o funcionamento da oncopediatria e ampliação dos serviços prestados ao município.

 

ardinalribas portao9

Ardinal Ribas, rua à direita de quem sai da UEM pelo Portão 9, será duplicada

 

HUM 3 oncopediatria

HUM pede apoio para funcionamento da oncopediatria e ampliação dos serviços prestados a Maringá

 

Dentro do câmpus sede da UEM, mais novidades. O futuro Centro de Convenções (Bloco M-40) poderá receber recursos estaduais para sua conclusão, uma vez que o prefeito comprometeu-se a buscar verbas junto ao governo. Com isso, a universidade poderá compartilhar com a cidade uma estrutura “para mais de mil pessoas, que dará suporte a eventos e permitirá a exploração do turismo de negócios e eventos na região”, enfatiza Dias.

Outro tema em pauta com os gestores do município foi o convite para o professor Ailton José Morelli, do Departamento de História da UEM, chefiar a Secretaria de Assistência Social e Cidadania. O chamado foi aceito pelo docente, mas ele ainda aguarda nomeação para esse cargo do Executivo maringaense. E em funcionamento desde 1985, a Creche Pertinho da Mamãe poderá melhorar e ampliar o atendimento por meio de uma parceria da prefeitura na sua gestão.

 

Campus Sede Centro de Convencoes Aerea 11 2014 107

Centro de Convenções, no Bloco M-40 do câmpus sede, poderá abrigar mais de mil pessoas

 

50 anos de UEM

 

A UEM vai completar 50 anos de existência em 2020. Por isso, a reitoria pediu que a data esteja no calendário oficial da prefeitura. O mesmo pedido foi direcionado em visita de Dias e membros da comissão organizadora dos “50 Anos” ao secretário municipal de Cultura, Miguel Fernando Perez Silva. A ele também solicitaram que a universidade tenha espaço de destaque na 6ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que ocorrerá de 6 a 10 novembro.

A título de curiosidade, são vários períodos que marcam a consolidação da UEM: em 6 de novembro de 1969, foi oficialmente criada; a fundação surgiu em 28 de janeiro de 1970 e transformou-se em autarquia em 16 de julho de 1970. O reconhecimento como universidade ocorreu em 11 de maio de 1976.

Abrindo as comemorações do cinquentenário da instituição de ensino superior, a reitoria organiza a reativação do Conselho de Integração Universidade-Comunidade. A posse dos membros está prevista para 1º de dezembro e Maia se predispôs a ser conselheiro titular, representando o Poder Executivo local. De acordo com o vice-reitor, “o prefeito e o vice são egressos da universidade e têm sido parceiros na sua defesa e em projetos estratégicos da instituição”.

uem tv