Tools

ze antonio

Simpósio, aberto hoje, reúne cientistas de várias universidades brasileiras e prossegue até quinta-feira; veja fotos do evento

Professores e pesquisadores brasileiros na área de Matemática estão participando, em Maringá, do 5º Simpósio de Equações Diferenciais Parciais, visando difundir os estudos científicos deste segmento, além de celebrar o 60º aniversário de Jaime Muñoz Rivera, convidado especial do evento.

Aberto na manhã desta terça-feira (22), o Simpósio acontece no Hotel Deville, onde prossegue até quinta-feira (24) com diversas palestras e apresentações de trabalhos. A promoção é do Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Estadual de Maringá, com apoio de diversos parceiros.

Organizado desde 1995, o encontro promove reuniões científicas sobre equações diferenciais parciais. O propósito é que o Simpósio possa proporcionar um intercâmbio e discussões frutíferas e promissoras entre os participantes sobre os problemas desafiadores nas equações diferenciais parciais.

Coordenadora geral do evento, a professora Valéria Cavalcanti, do DMA, agradeceu aos parceiros na organização, em especial à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) pelo apoio financeiro.

Também enalteceu a ajuda do Centro de Ciências Exatas, do DMA e do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PMA) da UEM. Valéria ainda destacou o fato de que o evento presta homenagem ao professor Jaime Rivera. "O Simpósio é para você, Jaime, para a alegria de todos", afirmou.

2019 10 22 Simposio de Matematica 7631

O coordenador do PMA, Juan Palomino, contou um pouco a história do curso de Matemática na UEM, assinalando que ele tem sido fundamental na formação de professores da área para as escolas de Maringá e região.

Chefe do DMA, Marcos Primo agradeceu à comissão organizadora, parabenizou Jaime Rivera pela contribuição que tem dado ao PMA e desejou um simpósio produtivo a todos os participantes.

O diretor-adjunto do Centro de Ciências Exatas (CCE), Vanderly Janeiro, chamou a atenção para o ambiente acolhedor do Encontro, dizendo que o Simpósio é estimulante em razão de desafiar os pesquisadores a procurar as soluções para as equações diferenciais parciais. 

Falando em nome do reitor Julio César Damasceno, o chefe de Gabinete da Reitoria, José Antonio Martins, disse que era uma alegria poder contar com pessoas imbuídas de iniciativas e ações relevantes.

Ele destacou a importância de se homenagear em vida as pessoas, referindo-se ao professor Jaime. "Isso é fundamental para a nossa existência", completou.

Lembrando que vivemos "tempos obscuros", com ataques à educação, à ciência e ao conhecimento, José Antonio assinalou que a realização do Simpósio é um testemunho de resistência ao momento difícil. Mencionando o evento, frisou que talvez o momento mais importante seja o da troca de pesquisa científica, que faz o conhecimento avançar. 

Segundo o chefe de Gabinete da Reitoria, são encontros desta natureza, organizados com bastante esforço, que colocam a Matemática na vanguarda do conhecimento.

Ligação com outras ciências

Uma equação diferencial parcial ou equação de derivadas parciais (EDP) é uma equação envolvendo funções de várias variáveis independentes e dependente de suas derivadas. Estas equações surgem naturalmente em problemas de matemática, física e engenharia. 

O estudo das equações diferenciais parciais é uma das áreas com mais intensa pesquisa em matemática, despertando interesse também em contextos de matemática pura.

Conforme descreveu o estudante de Matemática da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, Marcello Congro Dias da Silva, em artigo publicado na Internet, dentro da Matemática Aplicada as Equações Diferenciais têm um papel relevante na ligação e interação com outras Ciências, desde sua origem em problemas ligados à Física e recentemente como ferramenta indispensável à Biologia com todas suas ramificações, compartilhando amplamente com alguns ramos da Engenharia, Química, e Economia. 

No trabalho intitulado "Equações diferenciais parciais e suas aplicações", o autor conclui que não só nas áreas da Matemática é possível perceber a presença de fenômenos modelados pelas equações diferenciais parciais. Conforme ele, no ramo das Ciências Biológicas, em especial na Ecologia, é possível estudar diversos fenômenos acerca da dinâmica de populações de espécies, modeladas pelo movimento aleatório browniano. Os sistemas de predador-presa e outros fatores externos que podem atuar sobre as espécies também são modeladas pelas EDPs.

Mari

Por fim, informa que alguns problemas de Engenharia também são modelados pelas equações diferenciais parciais, em especial na Engenharia Estrutural. Ainda de acordo com Marcello, é possível obter soluções aproximadas de determinados fenômenos físicos por meio dos chamados métodos numéricos, quando as soluções analíticas promovidas pelas EDPs tornam-se muito complexas ou até mesmo impossíveis de serem calculadas. Neste sentido, o projeto contribuiu para a ampliação dos conhecimentos acerca do tema e reforçou o fato do MDF aproximar com precisão a solução analítica procurada. 

Jaime Rivera

Homenageado no Simpósio, Jaime Edilberto Munõz Rivera, peruano, estudou Matemática na Universidade Nacional Prefeito de San Marcos e veio para o Brasil na década de 1980, onde obteve o mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Desde então, ele escolheu nosso país para trabalhar e estabelecer residência. A paixão pelo Brasil era tão grande que ele decidiu se tornar um cidadão brasileiro. Rivera tem uma carreira profissional consolidada. É pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e professor associado da UFRJ. Desde a sua entrada na vida acadêmica, o professor Jaime ensina e orienta estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), com uma contribuição significativa, nacional e internacionalmente, na formação de recursos humanos na área de matemática.

Sua área de pesquisa é Análise Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente em Matemática Aplicada, Modelagem por Computador, Equações Diferenciais Parciais Parabólicas e Hiperbólicas.

A homenagem a Rivera se deve ao reconhecimento pela contribuição dele para o desenvolvimento de pesquisas matemáticas nos cenários nacional e internacional.

uem tv