Maria Maziviero 2

A ideia da palestra, na UEM, na sexta-feira (8), é apresentar este conjunto de metodologias como ferramenta de planejamento urbano

A professora Maria Carolina Maziviero (foto acima), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vai proferir, nesta sexta-feira (8), às 14 horas, no auditório C-67, câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a palestra "Mapeamento colaborativo como ferramenta de planejamento urbano".

O mapeamento colaborativo compreende um conjunto de metodologias (de pesquisa de campo) e técnicas aplicadas que tem como base de dados os mapas virtuais que servem de referência para a utilização do GPS.

Trata-se de um contexto de uso dos mapas que se desenvolveu em função do surgimento da Web 2.0. O desenvolvimento das tecnologias da informação mediante o contexto da Web 2.0, permitiu que indivíduos sem educação formal em cartografia usassem e produzissem geoinformação. 

Maria Carolina é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista pela Universidade Católica de Santos (Unisantos), mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral no Institute of Urban and Regional Development, da Universidade da Califórnia, Berkeley. 

Mapeamento Colaborativo

Ela faz pesquisa sobre ativismo urbano e insurgências no processo de produção e apropriação do espaço urbano, contextualizando a transformação dos atores e agendas na luta pelo direito à cidade. É parecerista ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), além de integrar o grupo de assessores técnico-científicos do setor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista (Unip). 

A palestrante foi representante titular do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), na cidade de São Paulo, como membro da Comissão Executiva de Proteção à Paisagem Urbana da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

Atualmente, Maria Carolina é pesquisadora do Grupo Cidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas, coordenadora do Laboratório de Habitação e Urbanismo da UFPR, o Lahurb, e vice-coordenadora do projeto de extensão Plano de Desenvolvimento Urbano Comunitário (PDUC) para o Bairro Caximba, em parceria com o Ministério Público do Paraná. Também é membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Município de Curitiba.

Inscrições

As inscrições para a palestra, gratuitas, podem ser feitas por meio do site ou pessoalmente na secretaria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), bloco 32, sala 9. O prazo termina amanhã, às 12 horas.

O evento tem a promoção do DAU, do Laboratório de Pesquisa em Habitação e Assentamentos Humanos (Lapha), e do projeto Brasil Cidades, conhecido por "br Cidades" (Núcleo Maringá).

Representado em Maringá pela professora Beatriz Fleury e Silva, do DAU, o "br Cidades" nasceu no País com o propósito de repensar de forma urgente o Brasil urbano. A formulação inicial do projeto se deu na Frente Brasil Popular, mas já constitui uma ampla rede de ação coletiva convergente em torno da agenda urbana.

Outras informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo e-mail "brcidadesmaringa@gmail.com" ou no DAU, por meio do telefone (44) 3011-4418, com a professora Beatriz.