2019 11 18 Bicicultura Bicicleta 9375

Vice-reitor Ricardo Dias Silva (à esquerda) anda de bicicleta durante evento

Evento que visa tornar a bicicleta mais popular como meio de transporte no espaço urbano, o Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo (Bicicultura) de 2019 ocorreu em Maringá (PR), de 14 a 17 de novembro. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi uma das apoiadoras da causa e o vice-reitor, Ricardo Dias Silva, mostrou-se engajado ao participar do evento como ciclista.

O Bicicultura começou na quinta-feira (14), quando Dias Silva pedalou da prefeitura de Maringá até a UEM, acompanhado de outros ciclistas. A chegada deles, no câmpus sede, foi no Auditório do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Socioeconômicos (Dacese), onde houve a cerimônia de abertura, com presença do prefeito maringaense Ulisses Maia e do deputado estadual Jorge Brand “Goura”.

 

2019 11 18 Bicicultura Bicicleta 9527

Deputado Goura (esquerda) e prefeito de Maringá, Ulisses Maia

 

No mesmo dia foi lançada a cartilha “A Cidade é Nossa: espaços públicos livres”, organizada pelo Núcleo Maringá do BrCidades. Também ocorreu um desafio intermodal, no qual a bicicleta foi o terceiro meio mais rápido trafegando na cidade, perdendo para o carro particular e a moto (o mais rápido), e ganhando de pessoas que foram de ônibus (o mais lento), a pé, correndo, em carro de aplicativo e de quem mesclou uso de bicicleta e ônibus.

Doutor em Arquitetura e Urbanismo, o vice-reitor da UEM sabe bem da importância da bicicleta para a construção de “uma cidade mais eficiente” e com habitantes mais saudáveis. “Ela é um dos modais que podemos utilizar. Ainda não é usada em sua total potencialidade, mas as cidades estão mais amigáveis às bicicletas. Em Maringá, por exemplo, tem crescido muito a rede de ciclovias”, aponta Dias Silva, que percebe na UEM muitos estudantes e servidores pedalando o dia todo. Inclusive, há muitos bicicletários espalhados pelo câmpus.

Saiba mais – O Bicicultura é realizado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB). Em Maringá, a programação foi organizada pela Associação dos Ciclistas do Noroeste do Paraná (Ciclonoroeste).

 

2019 11 18 Bicicultura Bicicleta 9497

Abertura do Bicicultura 2019 foi no Auditório do Dacese, no dia 14

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv