I Jornada de Filosofia

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UEM

As visões sobre a linguagem na obra dos filósofos Ludwig Wittgenstein e Robert Brandom serão o tema da 1ª Jornada de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá, no dia 4 de dezembro, das 8 às 12 horas, no bloco H-35, câmpus sede da UEM.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF) da UEM, o evento terá como palestrantes os professores Mirian Donat, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Jaime Alfaro Iglesias, da Universidade Estadual de Maringá.

Segundo o portal UOL/Educação, o austríaco Wittgenstein é conhecido por ter desenvolvido duas filosofias bem distintas, uma exposta na obra Tratactus Lógico-Philosophicus, de 1921, e outra em Investigações filosóficas, publicado postumamente em 1953.

Ainda conforme o site, Wittgenstein foi um dos filósofos mais influentes do século 20 e o principal responsável pela chamada virada linguística da filosofia, movimento que colocou a linguagem no centro da reflexão filosófica, deixando de figurar apenas como um meio para nomear as coisas ou transmitir pensamentos.

A revista da USP informa, no resumo da dissertação de Marcelo Masson Maroldi, que Robert Brandom desenvolve um racionalismo que compreende os seres racionais como usuários de conceitos e sensíveis à "força" das razões. Essa ideia é explorada a partir de uma noção central da obra de Wilfrid Sellars, o "espaço lógico das razões", uma estrutura conceitual, linguística e normativa por meio da qual os seres racionais podem aplicar conceitos, dar razões e justificá-las, mas sua principal característica é a articulação inferencial. Isto é, aplicar conceitos, dar razões e justificá-las são atividades que só podem ser realizadas num contexto inferencial.

Nascido dos Estados Unidos, Brandom defende um neopragmatismo na lingüística, cujo objetivo é extrair todas as consequências da ideia wittgensteiniana de que o significado está no uso.

Gratuitas, as inscrições para a 1ª Jornada de Filosofia da UEM deverão ser feitas na secretaria do PGF, bloco H-35, câmpus universitário, das 8 às 17 horas.