GRUPO GERAL FINAL

Reuniões foram realizadas no Sebrae Maringá

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) realizou discussões sobre o Planejamento Estratégico 2020-2025, com o objetivo de redefinir a Missão, Visão e Valores da Instituição, além de elucidar pensar sobre a importância do HUM, diante do cenário em que está inserido, enquanto hospital público e de ensino. Os fatores internos e externos apontados durante o processo de discussão do planejamento contribuíram para a definição dos objetivos estratégicos e a delimitação das metas e ações para os próximos cinco anos.

A partir da iniciativa da superintendente do HUM, Elisabete Mitiko Kobayashi, integrantes da direção do Hospital, do Hemocentro e servidores técnicos se reuniram no Sebrae. A organização ficou a cargo da assessora de Qualidade, Planejamento e Relações Institucionais do Hospital, Jocimara Costa Mazzola.

KELLY

Os trabalhos tiveram a orientação da gerente de Risco do Hospital, Kelly Inoue (foto, acima), por conta da experiência em gestão da saúde, adquirida durante os cursos de mestrado e doutorado da enfermeira do HUM. “Foi um grande desafio, porque o conhecimento da Academia enfrenta, na prática, um problema que vai além da hipótese, enfrenta a realidade e a perspectiva diferente de um número grande de pessoas. No entanto, são esses momentos que nos enchem de esperança em relação à certeza de que podemos construir juntos um HUM melhor”, disse Kelly.

A técnica do Serviço de Vigilância Epidemiológica do HUM, Mariluci Labegaline, disse que essa iniciativa é a realização de um sonho, “porque somos mais que assistência, somos formadores de pessoas e o objetivo deste planejamento é dar mais condições a nossa equipe de colocar na sociedade profissionais com uma visão interprofissional, construída com a participação de todas as áreas da saúde”.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participou efetivamente do Planejamento Estratégico do HUM, discutindo a importância de parcerias envolvendo o ensino e a pesquisa, com a presença do vice-reitor Ricardo Dias da Silva e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, João Marcelo Crubellate, que disse: “planejar deve fazer parte da cultura de uma instituição e isso vem sendo cada vez mais cobrado pelos órgãos de fomento que aportam recursos nos projetos das Universidades. Quem planeja utiliza melhor todo tipo de recurso, seja ele financeiro, humano, estrutural”.

PARCEIROS UEM E BIATTO

Coordenadores dos cursos de graduação e chefes dos departamentos das áreas de saúde da UEM também compareceram. “É extremamente importante aproximar os departamentos deste processo de construção de um Hospital Ensino”, disse a chefe do Departamento de Enfermagem da UEM, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic.

Para o chefe do Departamento de Medicina da UEM, Carlos Edmundo Fontes, “nosso Hospital é muito complexo e estamos em um momento em que é muito importante discutirmos, juntos, estratégias de encaminhamento do ensino dentro do HUM”. Dennis Armando Bertolini, chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina, disse que “o planejamento estratégico do HUM é o início de uma nova história de sucesso para a saúde pública da região”. A coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas da UEM (Lepac), Eliana Valéria Patussi, também participou de forma colaborativa de todo o processo de discussão do Planejamento.

Alunos de graduação do curso de medicina da UEM contribuíram de forma ativa nas discussões. “Para construir um Hospital Ensino é preciso que os alunos participem do planejamento, das decisões. É muito bom estar aqui e saber que estamos sendo formados com uma visão integral de todo o processo e que somos nós os responsáveis por dar continuidade a esse trabalho no futuro”, declarou a discente Beatriz Kaway Van Linchoten, que faz parte do Centro Acadêmico de Medicina da UEM.

Pela primeira na discussão do Planejamento do HUM houve a presença de colaboradores da gestão pública estadual e municipal com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá e da 15ª Regional de Saúde e ainda, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cresems) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Cisamusep).

PARCEIROS EXTERNOS

Segundo o secretário de Saúde de Maringá, Jair Francisco Pestana Biatto, “só se consegue evoluir com planejamento. Temos consciência que Maringá vai crescer em importância na oferta de serviços de saúde para toda a região e o HUM é um parceiro fundamental neste cenário. Estamos lutando para colocar os novos leitos em funcionamento para que o Hospital possa dar cada vez mais suporte à assistência à saúde da nossa população”.

Para o presidente do Cresems, Mauro Sergio de Araújo, “há coisas estratégicas que precisam acontecer no Hospital Universitário, por isso, estou muito contente de estar aqui. Somos todos anjos de uma asa só, abraçados, podemos voar”.

A representante do Cisamusep Késia Braga declarou que “é fundamental o envolvimento de toda equipe para traçar um planejamento para a saúde. Nossa participação aqui nos permitiu conhecer mais de perto o HUM, o que é importante para nós, do Consórcio”. Ela estava acompanhada de Mariane Pasquini, que acrescentou: “sem o suporte de atendimento de complexidade do HUM não poderíamos oferecer um serviço adequado aos pacientes dos nossos municípios”.

Fabiana de Oliveira, enfermeira da Atenção Primária da 15ª Regional de Saúde, disse que estava se “sentindo feliz em contribuir com o planejamento do HUM e poder apontar saídas para questões que são muito parecidas para todos que lidam com a gestão em saúde”. O enfermeiro do Setor de Auditoria da 15ª Regional, Robson Souza, destacou que “foi muito importante ter a oportunidade de conhecer bem de perto a realidade de um grande parceiro que é o HUM”.

DOUTORA ELISABETE

A doutora Elisabete Kobayashi (foto acima) completou, dizendo que “as discussões foram muito maduras em todo o processo do planejamento. Estamos conectados e temos em mente soluções muito parecidas para conseguirmos resolver os problemas do nosso Hospital. Tivemos a certeza de que o HUM tem profissionais muito qualificados, o que nos permite oferecer novos serviços especializados com inovação e crescer em importância no atendimento à população, mas também na formação de profissionais de excelência e na produção de conhecimento em todas as áreas da saúde. Diante destas forças, vamos colocar em prática ações e projetos que possam tornar os serviços de saúde da UEM em um Complexo de Saúde. Esse processo começou aqui e, em breve, os resultados começarão a aparecer para a sociedade e para os servidores e alunos do Hospital”.

As reuniões do planejamento estratégico do HUM foram realizadas na sede do Sebrae Maringá, no dias 13 e 18 de novembro.