2019 11 25 corpo a corpo 0686

Auditório 29 de Abril recebe evento de 25 a 28 de novembro

Galeria de fotos

Corpo a Corpo: Presenças Plurais. Esta é a temática tratada no 1º Seminário de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), iniciado hoje (25) e que prossegue até quinta-feira (28). O evento promove debates sobre “criação e ensino das Artes Visuais, socialização de pesquisas relacionadas e mobilização de proposições incentivadoras às produções e ações educativas do curso”.

A palestrante de abertura é Fernanda Magalhães, artista, doutora em Artes e professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL). No Auditório 29 de Abril, no térreo do Bloco I-12 do câmpus sede – onde todas as atividades do seminário ocorrem – ela trouxe o assunto “Artes em performances: ativismos e as corpas em movimento”. Para ver a programação completa, clique aqui.

2019 11 25 corpo a corpo 0625

Fernanda Magalhães, artista e professora da UEL

Eventos como estes ajudam a colocar as Ciências Humanas e de Linguística, Letras e Artes em posição de destaque, de acordo com Magalhães. “Arte é um processo de criação, base para a vida, de uma forma geral, e construção de reflexões. A arte e a cultura são bases para tudo, inclusive para a ciência, são os pontos centrais dentro e fora da Academia; sem elas, não somos nem seres humanos”.

Exposição – No 29 de Abril está disposta a instalação “Superação”, feita por estudantes do 2º ano de Artes Visuais da UEM. Ela “envolve imagens relacionadas ao contexto de resistência às diversas formas de violência que atualmente despontam contra corpos, saúde, liberdade e direitos”. Nos encostos das poltronas e na passarela de acesso ao palco do auditório é possível ver cartazes sobre casos de homofobia, racismo, pedofilia, além de situações envolvendo ensino público e povos indígenas.

2019 11 25 corpo a corpo 0522

Instalação “Superação” exibe resistência em vários aspectos

Exposição “Presenças Plurais”

“Presenças Plurais” pode ser vista até amanhã (29), às 12h, no térreo do Bloco I-24 do câmpus sede. Trata-se de uma exposição/ocupação com diversas manifestações artísticas, como videoarte, fotografias, pinturas, intervenções e performances. A curadoria é dos professores Cleberson Diego Gonçalves (Maddox) e Roberta Stubs. Veja fotos aqui.

2019 11 28 Esposicao Arte Visual 1644

Reportagem atualizada em 28/11/2019 às 16h18.