5ddc2e8881e2d LWS7462 premio

“Hortaliças-fruto” fica com 3ª colocação na categoria de Ciências Naturais e Matemáticas

O livro “Hortaliças-fruto”, lançado em 2018 pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) e que conta com 535 páginas, foi contemplado com o terceiro lugar no 5º Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A premiação se deu na categoria de Ciências Naturais e Matemáticas.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no dia 22, em São Paulo (SP). Estiveram lá José Paulo de Souza, diretor da Eduem, e dois organizadores da obra: os professores Luís Otávio Saggion Beriam (Instituto Biológico) e Rumy Goto (Universidade Estadual Paulista/Unesp). Além deles, também organizaram o livro: José Usan Torres Brandão Filho e Paulo Sérgio Lourenço de Freitas, ambos docentes da UEM.

 

5ddc2e8881e2d LWS7462 premio2

 Rumy Goto e Luís Otávio Saggion Beriam

 

Sinopse do livro

 

Com o crescente aumento das exigências do9 mercado na qualidade das hortaliças e com maior produtividade para viabilizar a sua competitividade, é imprescindível que técnicos e produtores acompanhem e adotem novas tecnologias disponíveis nas usas atividades de produção. Para atender essas necessidades, os autores desse livro sobre ‘hortaliças-fruto’ (tomate, pimentão, abóbora, melancia, melão, pepino, feijão-vagem e ervilha) se empenharam em apresentar, de maneira clara e objetiva, todos os fatores que envolvem a cadeia de produção dessas hortaliças. Participam da concretização dessa obra, professores e pesquisadores de universidades e pesquisadores de várias instituições de pesquisa dos estados do Paraná e de São Paulo com longa experiência e conhecimentos científicos. Este livro, portanto, tem por objetivo atender todos aqueles que desejam aperfeiçoar, aplicar e ampliar conhecimentos na produção, de forma racional e sustentável, e na comercialização de hortaliças. Essa obra é apresentada de forma didática, cada tema separado em capítulos, as seguinte sequência: 1) Hortaliças-fruto: aspectos gerais e uma estimativa de produção científica; 2) Princípios de fertilidade do solo, adubação e nutrição mineral; 3) Manejo de água; 4) Doenças bacterianas; 5) Viroses; 6) Doenças fúngicas; 7) Nematoides; 8) Interferência das plantas daninhas nas plantas cultivadas; 9) Principais pragas de hortaliças-fruto; nas famílias das Solanáceas, Cucurbitáceas e Fabáceas; 10) Produção de mudas de tomateiro, de pimenteiro e de pepineiro; 11) Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas; 12) Cultivo protegido; 13) Pós-colheita e comercialização.