Tools

2017 20170630 1063144109

Experimentações, atendimentos, diálogos e espetáculos artísticos. A programação do evento é variada e dirigida para toda a população

Dialogar com  a população sobre a importância da produção do conhecimento e como a pesquisa realizada na Universidade Estadual de Maringá pode estar presente na vida cotidiana. Apresentar a Universidade e os cursos que ela oferece aos potenciais estudantes de graduação. Promover o conhecimento por meio de jogos lúdicos e exposições. Esses são os objetivos do evento UEM na Praça que ocorre neste sábado, dia 30 de novembro, das 9 às 17 horas, na Travessa Jorge Amado, ao lado do Mercadão Municipal, na região central de Maringá.

O evento é uma releitura da mostra Ciência na Praça (foto), que teve duas edições montadas no mesmo local, com o intuito de ressaltar o impacto das pesquisas na melhoria da qualidade de vida da população. Agora, com o UEM na Praça, aumenta  a oportunidade de interação entre a Universidade e a sociedade com atividades também de ensino e extensão.

Significa que além dos estandes ocupados pelos programas de pós-graduação, a graduação marca presença no evento divulgando os cursos que são oferecidos pela Universidade e ajudando os jovens no processo de escolha profissional.

Destaque ainda para o Núcleo Maria da Penha (Numape), projeto de extensão da UEM que presta atendimento jurídico, psicológico, psicopedagógico e social às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero. A presença do projeto no UEM na Praça tem como finalidade prestar informações sobre o Núcleo e as agressões domésticas, além integrar um ciclo de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

Esta edição do UEM na Praça conta com uma parceria com o Procon de Maringá  que vai atender a população durante todo o dia.

A programação ainda inclui apresentações musicais, oficina de argila e exposição de quadros. O Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (Mudi) também estará no UEM na Praça com parte do seu acervo, incluindo o giroscópio humano.

 Hospital Universitário

Também haverá ações oferecidas pelo Complexo do Hospital Universitário Regional de Maringá, com atendimentos à comunidade. A Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante vai passar parte da manhã em um dos estandes para sanar dúvidas e esclarecer a comunidade sobre todo o processo de doação de órgãos, desde a admissão de um paciente grave no hospital até a conscientização de familiares para a realização da captação dos órgãos.

O Banco de Leite Humano também vai conversar com a população  sobre a doação de leite e a importância da ingestão do leite humano para crianças, especialmente, as pré-maturas.

Duas ligas de acadêmicos, a Liga da Hipertensão e a Liga da Urgência e Emergência também farão parte do estande do Hospital, junto com o Hospital do Ursinho, um projeto que tem como objetivo desmistificar o atendimento médico para crianças, tornando mais humanizada a relação do médico com a garotada.

Para consultar a programação completa e os horários de atendimento acesse o site do UEM na Praça. A ação conta com parceria da Prefeitura de Maringá, do Procon Maringá, do Convention & Visitors Bureau e da Sanepar.

uem tv