Tools

Vestibular 5723Concurso registrou 13.118 inscritos que irão disputar 1.519 vagas. Provas seguem até segunda-feira

O Vestibular de Verão 2019 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) será realizado domingo (8) e segunda-feira (9), em Maringá e outras dez cidades paranaenses. O concurso recebeu 13.118 inscritos, número que representa um crescimento de 2,7% em relação ao vestibular de verão do ano passado.

As provas iniciam, irrevogavelmente, às 13h50, horário em que os portões se fecham e a entrada não é mais permitida. A orientação geral é que os candidatos cheguem aos locais de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência.

A presidente da Comissão Central do Vestibular (CVU), Maria Raquel Marçal Natali, recomenda aos candidatos que confiram com antecedência onde farão as provas. Errar a localização ou perder o horário de entrada são problemas comuns em todos os concursos, segundo ela, e uma maneira de evitá-los é visitar o local de prova na véspera do vestibular, quando as salas já estão sendo etiquetadas.

Nos dois dias de exame, na entrada nas salas os estudantes devem apresentar documento original com foto, não podendo ser cópias digitais ou autenticadas. Além disso, cada candidato deve levar o próprio material, sendo canetas de cor azul com corpo transparente, lápis, lapiseiras e borrachas.

No domingo, a prova terá 40 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, além da Redação. Na segunda-feira, serão dez questões objetivas de Língua Portuguesa; cinco de Literaturas em Língua Portuguesa; cinco de Língua Estrangeira; e trinta de Conhecimentos Específicos, cujas disciplinas variam conforme o curso escolhido.

No sábado haverá plantão de véspera na CVU, no Bloco 28 do câmpus sede da UEM, para atender os candidatos que queiram informações e orientações. O atendimento será feito das 8 às 18 horas, com intervalo para almoço das 11h30 às 13h30.

Vagas e locais de prova

Com a oferta de mais de 70 cursos de graduação, a UEM abriu 1.519 vagas para este vestibular, entre as quais 287 reservadas para cotas sociais, que beneficiam estudantes de baixa renda. As cotas para negros, aprovadas recentemente pela Universidade, passam a valer a partir dos concursos que serão realizados no próximo ano.

As provas deste concurso serão aplicadas das 13h50 às 19 horas em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.  Consulte os locais clicando aqui.

Concorrência

Medicina, Odontologia, Psicologia e Arquitetura e Urbanismo aparecem entre os cursos mais concorridos. No caso de Medicina, por exemplo, foram registrados 209,8 candidatos por vaga, com um total de 2.727 inscritos. Entre os cotistas são 154 candidatos por vaga, totalizando 462 inscritos. Para consultar a concorrência completa do Vestibular de Verão clique aqui.

O resultado do Vestibular de Verão 2019 será divulgado no dia 17 de janeiro. Orientações sobre matrícula estão disponíveis neste link. Para outras informações entre em contato com a CVU pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelo fone 44 3011-4450. Ou ainda pelo site www.vestibular.uem.br.