homepageImage pt BR

A organização do 30º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel) e do 9º Seminário de Estudos do Lazer divulgou, na última semana, a relação dos trabalhos premiados entre aqueles que foram apresentados durante os eventos. Dos nove artigos premiados dois foram produzidos no âmbito do Grupo de Estudos do Lazer (GEL), da Universidade Estadual de Maringá,, sob coordenação dos professores Decio Roberto Calegari e Giuliano Pimentel, ambos do Departamento de Educação Física.

Concorreram artigos completos para publicação na Licere, revista especializada em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais. O processo de seleção foi realizado em três etapas, sendo a primeira já na submissão dos artigos, considerando o mérito da pesquisa. Posteriormente, durante o evento, avaliadores questionaram os autores no momento das apresentações. Por fim, a revista realizou a última etapa elegendo os noves artigos para a publicação.

Ricardo Mendes, doutorando em Educação Física, orientando do professor Giuliano Pimentel, é autor de um dos artigos premiados, intitulado Prognóstico do Lazer nas Diferentes Agendas Setoriais. O trabalho foi financiado pela Rede Cedes Paraná programa federal de financiamento a pesquisas sobre e para políticas de esporte.

Sob o título Revisão Sistemática das Estratégias Metodológicas utilizadas para

Adaptação da Prática de Esporte de Aventura e da Natureza para Pessoas Deficientes o outro trabalho premiado também foi financiado pela Rede Cedes Paraná. Ele foi desenvolvido pelas acadêmicas Gabriely Steffany Paula e Andria Watanabe de Godoy, sob orientação dos professores Decio Roberto Calegari e Giuliano Pimentel.

“A principal contribuição dos trabalhos aprovados é que irão subsidiar as políticas públicas de lazer esportivo, tanto na perspectiva da inclusão quanto da garantia do direito ao lazer frente à nova configuração do trabalho”, destaca Pimentel.

O 30º Enarel foi realizado entre os dias 14 e 16 de novembro, no câmpus da  Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, sob o tema Lazer e envelhecimento na era digital.