2020 02 13 Campanha Transito Capacete Bucomaxilofacial 108A ação foi realizada em uma das principais avenidas de Maringá, enfatizando as consequências do uso de capacete aberto

Confira outras fotos desta matéria

Para marcar o Dia Internacional do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial, acadêmicos da UEM participaram de uma ação educativa no trânsito da cidade. Os motoqueiros que circularam pela Avenida Brasil entre 11 e 13 horas foram o alvo da campanha. Eles receberam orientação e informações sobre segurança na direção e, principalmente, sobre a importância de usar o capacete fechado.

Liogi Iwaki Filho, presidente da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da UEM, explica a equipe de cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Universidade atendeu em 2019, nos hospitais de Maringá, cerca de 1,2 mil traumas de face, dos quais 355 com fraturas, sendo 94 causados por acidentes envolvendo motociclistas. Em mais da metade dos casos com fratura, os motociclistas estavam com o capacete aberto, segundo o professor.

2020 02 13 Campanha Transito Capacete Bucomaxilofacial Prof Liogi Iwaki Filho 113
Liogi Iwaki Filho, ao centro da foto, com acadêmicos do curso durante ação realizada na Avenida Brasil em Maringá

Iwaki Filho diz que a UEM mantém o Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial desde 2002, com atendimento em todos os hospitais da cidade. “O levantamento é do ano passado mas sabe-se que as estatísticas sempre se repetem”, afirma, destacando ainda o alto índice de acidentes envolvendo o consumo de álcool. “Foram 72% dos casos, segundo o levantamento que fizemos”, disse.

2020 02 13 Campanha Transito Capacete Bucomaxilofacial Alberto Monteiro 111Alberto Monteiro (foto acima), motociclista há pelo menos 15 anos, aprovou a campanha. Ele garante que preza pelo uso correto do capacete, mas diz que qualquer iniciativa para melhorar a segurança no trânsito é válida.

Para Lêrnin Dominicalli, acadêmico do  quarto ano de Odontologia da UEM, o trabalho de conscientização é importante. “O uso incorreto de capacete costuma agravar muito os traumas”, reforça.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), usar o capacete fechado corretamente reduz em até 40% o risco de morte do motociclista e em até 70% as chances de ferimentos graves na cabeça.

Em todo o país foram realizadas ações similares em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Em Maringá, a ação teve apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).