2014 02 04 fachadas HUM HU Hemocentro Oncohematologia MG 1596

Banco de sangue tem apresentado queda nas doações, que podem ser feitas ao lado do Hospital Universitário de segunda a sábado

Há uma semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia do novo coronavírus (covid-19). Desde então, o número de doadores tem sido menor no Hemocentro Regional de Maringá, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Por isso, a direção do banco de sangue estimula que as pessoas que estiverem em boas condições de saúde, e fora de quarentena, procurem o local para doar, até porque o ambiente de doação está seguro mesmo nesse momento.

“Precisamos da colaboração dos doadores para garantir o abastecimento de sangue nos hospitais do Paraná, para atendimento contínuo das diversas enfermidades comuns à transfusão, como leucemia, dengue, acidentes automobilísticos, doenças hematológicas crônicas, entre outras”, pede Gerson Zanusso Junior, chefe técnico do Hemocentro.

Márcia Momesso, diretora do Hemocentro Regional de Maringá, esclarece que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios de doação nos bancos de sangue em todo o Brasil, “a fim de reforçar a prevenção contra o novo coronavírus”. Os critérios de agora são:

Pessoas com tosse, coriza, dor de garganta e com sinais de gripe e febre deverão esperar 15 dias após a melhora para doar.

Pessoas que estiveram recentemente em outros países estão impedidas de doar por 30 dias depois da data de retorno.

Pessoas que tiveram contato com pacientes com casos suspeitos ou diagnosticados pela covid-19 devem esperar pelo menos 30 dias para doar.

Quem pode doar – Pessoas que estejam bem de saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e com peso acima de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Os menores de idade só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Quem tiver 61 anos ou mais e nunca doou não pode doar. Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, o período é de 12 horas.

Doe! – O Hemocentro Regional de Maringá atende de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30, e aos sábados entre 7h e 12h30. O endereço é Avenida Mandacaru, 1.600, ao lado do Hospital Universitário da UEM, em Maringá (PR).