unnamedUEM pede que estudantes entrem em contato via e-mail. O objetivo é levantar, caso a caso, a situação atual e a partir das demandas discutir interações remotas

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) solicita aos estudantes que participam, atualmente, de programas de mobilidade acadêmica para entrarem em contato com o Escritório de Cooperação Internacional (ECI). É que diante da pandemia mundial de covid-19, fato que levou a administração a suspender as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, bem como a seguir as recomendações de isolamento social, medidas específicas relativas à mobilidade estão sendo tomadas.

Antes de mais nada é importante ressaltar que a UEM respeita a decisão de cada um quanto a retornar ou não ao país de origem, lembrando que esta escolha envolve, além de questões sanitárias e financeiras, aspectos de ordem emocional. Independente da escolha feita, a Universidade se prepara para oferecer suporte aos envolvidos.

Do ponto de visto acadêmico e administrativo, internamente a UEM irá tratar com flexibilidade os ajustes futuros que, eventualmente, precisem ser feitos e dessa forma minimizar possíveis perdas aos estudantes. Claro que respeitando as particularidades de cada universidade nos diferentes países ou mesmo os limites impostos pelas agências de fomento.

Segundo informa a assessora de Cooperação Internacional, Sandra Schiavi, hoje na UEM há registros de 55 alunos de graduação em mobilidade. Esse número inclui tanto os acadêmicos de universidades estrangeiras que estão aqui, quanto os estudantes da UEM que estão fora do país. No entanto, ela fala que estes números não reflexem a totalidade de mobilidade considerando, por exemplo, que os programas de pós-graduação não estão dentro desta conta.

Segundo Sandra Schiavi, o ECI está tentando fazer o levantamento completo dos acadêmicos em mobilidade e então entrará em contato com cada um para ter a medida exata, caso a caso, das condições atuais. Além de discutir formas de interação social remota com estes acadêmicos, a fim de tentar amenizar as consequências socioemocionais do isolamento sob o qual estamos todos submetidos.

Para tanto, o ECI pede aos alunos em mobilidade, em qualquer modalidade, que entrem em contato pelo email eci-adv@uem.br.

Docentes e agentes universitários

Aos docentes e agentes universitários que estão retornando ou retornaram do exterior nos últimos 14 dias, a UEM solicita que enviem e-mail para a chefia imediata, comunicando a data de chegada e o país de procedência. Além de anexar cópia do bilhete ou do cartão de embarque. A mensagem deve ser enviada com cópia para sec-prh@uem.br.

Para outros esclarecimentos consulte o ofício que o Gabinete da Reitora publicou. O documento está disponível em três versões. Clique aqui para acessar o texto em português, aqui para o texto em inglês e aqui para o texto em espanhol.