capa rede

Fotos: banco de imagens do Google

Orientados por professores e alunos de doutorado, eles reforçam rede estadual que vai trabalhar em três frentes

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) deve iniciar, nesta sexta-feira (3), a atuação em uma rede de atendimento remoto a dúvidas sobre a Covid-19, numa ação extensionista com a participação de outras sete instituições de ensino superior do Estado, visando à prevenção, o cuidado e o combate à doença causada pelo Coronavírus.

A equipe é composta por seis estudantes de Medicina e seis de Enfermagem, além das professoras Hellen Pollyanna Mantelo Cecilio, do Departamento de Enfermagem (DEN), e Amanda Gubert Alves dos Santos, do Departamento de Ciências Básicas da Saúde (DBS), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF); e da doutoranda Bianca Machado Cruz Shibukawa, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da UEM.

As três últimas serão as orientadoras do trabalho, que terá, ainda, a coordenação dos professores Viviani Camboim Meireles, do Departamento de Enfermagem, e Quirino Alves de Lima Neto, do Departamento de Ciências Básicas da Saúde, da UEM.

O grupo atuará em rede com as demais universidades estaduais e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a coordenação da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

A professora Viviani informa que esta atividade, organizada pela Fundação Araucária, será executada em três frentes: atendimento em centrais de informação, atuação nas divisas rodoviárias do Estado do Paraná, e ação junto à 15ª Regional de Saúde.

segunda interna

O grupo da UEM vai prestar auxílio por meio de uma central de atendimento remoto, numa espécie de call center virtual via plataforma do Google.

Segundo Viviani, que é enfermeira, a seleção dos alunos ocorreu por meio de inscrição à chamada pública 09/2020 lançada pela Fundação Araucária. Os estudantes escolhidos são estudantes matriculados nos dois últimos anos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

O edital da chamada pública teve como título “Ação de extensão contra o novo Coronavirus - Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavirus”.

“Estamos em treinamento para a utilização da plataforma”, acrescenta Viviani. O professor Quirino Alves de Lima Neto, farmacêutico-bioquímico de formação, será o coordenador-adjunto desta frente de atendimento digital nas centrais de informação.

A plataforma digital pela qual a equipe da UEM vai esclarecer dúvidas está em fase final de testes e foi desenvolvida pela Seti, Sesa, Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e pelo Google.

Estudante do quinto ano de Medicina, Marlon Massayoshi Oshida diz estar feliz em poder ajudar a comunidade, mesmo que de forma indireta, por meio de informações e orientações relacionadas à prevenção, cuidados e combate à pandemia do novo Coronavírus.

WhatsApp Image 2020 04 01 at 16.29.36 1

Conforme ele, “as informações que serão repassadas à população foram retiradas tanto de artigos científicos quanto de notas orientativas da Secretaria da Saúde do Paraná”.

Para a estudante Cibelle Marques Lima, do quarto ano de Enfermagem, é um prazer poder ajudar no controle da pandemia do Covid-19. Conforme ela, por meio da plataforma online, os universitários irão tirar as dúvidas e fornecer informações atualizadas e confiáveis para a população em geral.

De acordo com Cibelle, “a enfermagem é capacitada para realizar a triagem das pessoas que nos procurarem, orientar conforme o protocolo do Ministério da Saúde, e encaminhar para os serviços de saúde, se necessário”.

“Esse projeto evita o deslocamento e a exposição do usuário até uma unidade de saúde desnecessariamente, como também a superlotação de hospitais, contribuindo positivamente para a saúde pública”, afirma.