covid coletiva prefeitura abril

Termo de cooperação técnica é assinado por Prefeitura de Maringá e instituições de ensino superior

Por meio de parceria entre Universidade Estadual de Maringá (UEM), UniCesumar, Uningá e Prefeitura de Maringá (PR), o banco de dados municipal sobre a covid-19 será reforçado. Haverá “pesquisa para mapear a velocidade de expansão do vírus e seu potencial de disseminação na cidade”. O estudo também pretende quantificar o percentual de infectados assintomáticos.

“É um projeto para realização de testagem rápida na população, por amostragem. Serão três ou quatro fases de testagem com intervalo de 15 a 20 dias para verificarmos evolução dos casos, para trazer resposta rápida ao Poder Público”, explica o chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da UEM, Dennis Armando Bertolini.

O termo de cooperação técnica foi assinado hoje (17). “Esta parceria envolve o Laboratório de Inovação na Saúde (LIS) e a Rede UEM de Pesquisa para Emergências Epidemiológicas, que tem um núcleo de inteligência que trabalha com dados – em tempo real, se possível – fazendo análises diárias e alimentando um espaço que pode ser acessado por gestores, orientando-os nas tomadas de decisão”, relata o reitor da UEM, Julio César Damasceno.

Também houve assinatura de convênio entre prefeitura e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) da UEM para compra de mil testes moleculares de diagnóstico de covid-19. Bertolini explica que “o convênio será para a confirmação de casos graves, não graves, assintomáticos e profissionais da saúde, conforme um critério epidemiológico definido pela Secretaria Municipal de Saúde”.

Ulisses Maia, prefeito de Maringá, diz que na cidade todas as medidas de enfrentamento à pandemia “são tomadas de forma técnica, sempre amparadas em referências científicas”. “As decisões são orientadas por estudos e recomendação de profissionais que organizam dados relevantes para que tudo seja feito com segurança e cautela”, afirma o chefe do Executivo maringaense.

O Laboratório de Inovação

Com relação ao LIS, foi instituído no ano passado para fortalecer a saúde regional por meio de trabalho colaborativo. Atualmente, fazem parte dele: UEM, UniCesumar, Uningá, Escola de Saúde Pública do Paraná, Secretaria da Saúde do Paraná (por intermédio da 15ª Regional de Saúde), Secretaria de Saúde de Maringá, Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep).

*Reportagem com apoio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá (PR).