mudi 2.JPG

Submissão de trabalhos será do dia 20 de abril a 10 de junho. Serão aceitos trabalhos para as sessões de apresentações orais e pôsteres

Promovido pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) e pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com vários centros e museus de ciências do Brasil, o IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências, que tem como temática “O papel dos Centros e Museus de Ciências na consolidação da interiorização da divulgação e popularização científica”, e está previsto que ocorra entre os dias 6 e 10 de setembro de 2020, nas dependências da UEM.

O evento oferece, além da reflexão e proposição de ações inovadoras, a oportunidade para o aperfeiçoamento de profissionais da área da popularização da ciência, por meio da rica programação científica, técnica e cultural que envolverá visitas a outros espaços regionais de Educação não Formal e Popularização da Ciência, palestras, mesas redondas, sessões coordenadas e oficinas.

“O evento é uma grande troca de resultados de ações de extensão, divulgação científica, ensino de ciências e pesquisa nessas áreas” explica Débora Sant´anna, pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM.

Para este encontro, são esperados a participação de colaboradores dos vários tipos de instituições, gestores, educadores, pesquisadores e divulgadores da Ciência de todo Brasil e, inclusive, de outros países da América Latina, além de estudantes de diversas áreas.

Ainda de acordo com Débora Sant´anna, Maringá ser escolhida como sede de um evento nacional que antes havia sido realizado apenas em capitais, é de grande importância e reconhecimento para o Mudi. “Os museus de ciência também estão no interior e não só nas capitais. É muito importante para Maringá porque iremos reunir grupos, que serão parceiros inclusive na organização, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), das Universidades Estaduais e de seus respectivos museus. Iremos congregar um grupo paranaense para que tenha mais força na sua organização e assim trazer pra comunidade paranaense e, principalmente, maringaense essa ideia da importância da popularização da ciência, da importância dos museus de ciências para formação da população, melhoria da saúde e para melhoria do ensino de ciências como um todo”, enfatizou.

Considerando a pandemia do coronavírus e os seus efeitos na sociedade, a coordenação do evento acompanhará os acontecimentos e as determinações das autoridades sanitárias e se pronunciará com a devida antecedência sobre eventuais mudanças no cronograma.

A programação e a área de inscrições encontram-se no site https://doity.com.br/iv-encontro-abcmc-2020.

Sobre o Mudi

Predio MUDI cópia.jpg

O Mudi é um museu institucionalizado na UEM e há 39 anos atua na popularização e divulgação científica em diversas áreas, seja com ações presenciais no seu espaço físico, ações itinerantes, jornadas interdisciplinares do conhecimento, projetos, cursos, eventos, mídias sociais e revista eletrônica.