WhatsApp Image 2020 04 29 at 16.31.04

Material é produzido por alunos ligados ao PET do curso de Educação Física da UEM

Seis vídeos orientando especialmente os idosos sobre como fazer atividades físicas em casa ou como ocupar o tempo de maneira mais assertiva durante a quarentena foram disponibilizados numa aba da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) no site “UEM contra o Coronavírus (Covid-19)” abrigado na home page da Universidade Estadual de Maringá.

Os vídeos estão sendo produzidos pelos estudantes bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Educação Física, ligados ao projeto de extensão “Unindo gerações a desenvolver ações de integração intergeracional no período de pandemia”, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC).

Seguindo uma metodologia, os petianos gravaram vídeos que serão postados a cada semana (de segunda à sexta-feira) de acordo com uma agenda definida. Os seis primeiros correspondem aos intervalos de 13 a 17, 20 a 24 e de 27 a 30 de abril.

WhatsApp Image 2020 04 29 at 16.22.43

A professora Larissa Lara, do Departamento de Educação Física da UEM, tutora do projeto, explica na gravação inicial como será o projeto. A série terá vídeos didáticos e instrutivos sobre como a pessoa pode cuidar do corpo nestes tempos de isolamento social.

O acervo engloba sequências de exercícios, alogamentos, com ou sem objetos, utilizando materiais encontrados em casa, como cadeira, toalha de banho, saquinho de alimento (tipo o do feijão) e bolinha de tênis (para massagear), além de danças, dicas de lazer e de nutrição, e indicação de filmes, “ou seja, cuidados em geral com o corpo”, resume a tutora.

Para Larissa, “o corpo não é só matéria. Ele transcende a própria matéria. É um todo complexo e ele precisa estar bem. E estas várias formas de experiência corporal auxiliam neste momento de isolamento social”.

WhatsApp Image 2020 04 29 at 16.37.12

Como tudo foi pensado no projeto, uma das gravações desafia a pessoa em casa a se motivar diariamente, “pois assim estará explorando o melhor de si mesmo”, diz a voz de Lucas Matozo Milan, estudante membro do PET, narrador do vídeo.

“Agora que temos tempo não devemos desperdiçá-lo, pois a vida só é valorizada se o tempo existe”, continua a voz. “Ative seu corpo, ative sua mente”. Portanto, finaliza o locutor, “o desafio está lançado. Saiba que no final vai ficar tudo bem”, em alusão ao momento da pandemia do novo Coronavírus.

Com estas atividades, o PET Educação Física busca ampliar o acolhimento das pessoas idosas da Unati da UEM enquanto durar a fase de isolamento social para evitar a disseminação do vírus e a incidência da Covid-19.

Os alunos da Unati da UEM têm à disposição os contatos dos estudantes envolvidos no projeto para esclarecimento de dúvidas surgidas durante a apreciação dos vídeos. Professores do Departamento de Educação Física irão auxiliar os petianos nesse contato e na resposta às dúvidas que aparecerem, potencializando a rede de colaboradores.

Os autores

As seis primeiras produções envolvem, além da professora Larissa Lara e do estudante Lucas Matozo Milan, os também estudantes Juliana Dias, Catarina Messias Alves, Aline Campana Franzini de Castro e Emanuele Marie Teramoto Caposse.

Na próxima semana, serão disponibilizados os vídeos “Pilates em casa”, por Mylena Monteiro Costa; “Pilates em casa aplicado à terceira idade”, por Manoelina de Oliveira Monteiro (avó da Mylena Costa); e “Alongamento e fortalecimento muscular com pacote de alimento e toalha de banho”, também por Mylena Monteiro Costa.