WhatsApp Image 2020 04 30 at 10.09.18 1

Periódico abre oportunidade para divulgar trabalhos acadêmicos de todo o País

Professores e estudantes das instituições de ensino superior de todo o País têm até o dia 15 de junho para submeter artigos visando à publicação das pesquisas acadêmicas na quarta edição da Revista do Legislativo Paranaense, ano 2020.

Caso tenha o cadastro, com login e senha, o candidato vai direto à página da publicação e se não tiver feito o procedimento deve providenciá-lo, pois o cadastro e o acesso são obrigatórios para a submissão de trabalhos online e o acompanhamento do processo editorial em curso.

Os artigos devem ser redigidos seguindo diretrizes, a saber: ter entre 15 e 20 páginas, incluindo texto e as referências bibliográficas; conter título, resumo e palavras chaves (somente em português); introdução, considerações finais e referências bibliográficas; fonte arial 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm; conter título, resumo e palavras chaves, somente em português; introdução, considerações finais e referências bibliográficas; resumo deve apresentar o objeto, objetivos, metodologia e resultados; fonte arial 11, alinhamento justificado, espaçamento simples; tamanho máximo de 250 palavras; deve conter de duas a quatro palavras-chave.

As tabelas, quadros e gráficos e outras figuras devem ter legenda e indicar a fonte de sua autoria; o texto deve ser fonte arial 10, espaçamento simples. Serão aceitos trabalhos com, no máximo, 3 autores. As citações devem observar o padrão autor-data. Os arquivos devem ser enviados em extensão word (.doc ou .docx).

Os autores deverão utilizar as normas da ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas) para referências bibliográficas (NBR 6023).

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, na página “Sobre a Revista”.

capa edição 3

A atual edição (número 3), anual, relativa a 2019

A revista

A Revista do Legislativo Paranaense é uma publicação anual da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), destinada a divulgar produções que investiguem o Poder Legislativo e a Democracia no Brasil, contemplando temas como, instituições políticas, processo legislativo, novos modelos, formatos e plataformas de comunicação (mídias digitais, redes sociais e formas de Comunicação Política), esfera pública, comportamento político, elites políticas e econômicas, relações governamentais, administração pública, governança democrática, e novas formas de participação política cidadã, políticas públicas, entre outros.

A revista oferece acesso livre imediato ao conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Outras informações no site.

Edição atual

Foi a partir da atual edição, a de número 3, que a publicação passou a contar com um novo conselho editorial. Um dos artigos selecionados pela revista é de autoria de Luiz Fernando Zelinski e Maria Cecília Eduardo, abordando o efeito das novas regras do financiamento eleitoral de campanhas nas eleições de 2018 nas candidaturas de homens e mulheres para o cargo de deputado estadual no Estado do Paraná, com ênfase à composição das receitas de financiamento eleitoral de cada sexo.

Na sequência, uma análise nas eleições municipais de Curitiba, com foco no financiamento das candidaturas a vereador, desenvolvido por Vitor Pimenta Gomes de Souza e Helio Rubens Godoy Lechinewski. Outro trabalho, elaborado por Breno Pacheco Leandro e Gabriel Marcondes de Moura, aborda o impacto da eleição do PSL na renovação da Alep para a 19ª Legislatura.

Ainda como destaques, a edição relativa a 2019 traz a inauguração do Caderno das Escolas do Legislativo. Trata-se de um espaço criado para que as escolas dos legislativos das Assembleias, Câmaras e Tribunais de Contas de todo o País possam compartilhar suas experiências.

O artigo que marca a estreia da seção descreve o resultado de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio da rede pública de diferentes cidades do Estado de São Paulo, depois da participação de atividades de educação política desenvolvidas pela Escola da Câmara Municipal de Itapevi.

Por fim, um artigo publicado na seção Autor Convidado. O professor Rodrigo Kanayama, referência nacional no tema Orçamento Público, auxiliado pelos professores Fabrício Tomio e Eduardo Miranda, produziu o artigo “Alocação de recursos no processo legislativo orçamentário no Estado do Paraná”.