TGPEm agosto do ano passado, a UEM recebeu a visita do perito nomeado para o processo de avaliação do curso, ofertado na modalidade a distância

A primeira colação de grau do curso Tecnologia em Gestão Pública da modalidade a distância  da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se deu em março deste ano e junto com o diploma os graduados receberam a notícia de reconhecimento da graduação pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE).

Em agosto do ano passado, a Universidade recebeu o professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Arildo Ferreira, perito nomeado para os trabalhos de avaliação. Ele cumpriu uma extensa agenda de compromissos, que incluiu a visita técnica ao Polo de Apoio Presencial de Paranavaí e ao Núcleo de Educação a Distância, no câmpus sede da UEM, reunião com membros da Comissão Própria de Avaliação, entre outros.

A análise do perito foi então protocolada e acompanhada pelo Chefe da Divisão de Regulação e Avaliação da Coordenadoria de Ensino Superior da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Mário Cândido de Athayde Júnior. A Câmara de Educação Superior votou por unanimidade o reconhecimento do curso bacharelado Tecnologia em Gestão Pública na modalidade a distância. Todo esse processo é indispensável para a expedição de registro e diploma.

O CEE avaliou o curso com a nota 4,17 (em uma escala de 0 a 5), levando em consideração a organização didático-pedagógica, o corpo docente, os tutores e a infraestrutura. De acordo com o coordenador do curso, professor Augusto Cesare de Campos Soares (em destaque na foto de abertura desta matéria), essa é uma ótima nota, principalmente por se tratar da primeira oferta dessa graduação na instituição. “A Universidade já tem uma base de fundamentação de cursos, o que com certeza culminou nessa nota boa para nós. Além disso, todas as sugestões que os peritos fizeram foram acatadas pela coordenação”, explicou o professor.

Saiba mais sobre o curso

O curso Tecnologia em Gestão Pública é ofertado em onze Polos de Apoio Presencial (Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Diamante do Norte, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Itambé, Nova Londrina, Paranavaí, Sarandi e Umuarama). O corpo docente é composto por 26 professores, sendo 23 doutores e 3 mestres. O coordenador Augusto Cesare de Campos Soares é graduado em Administração, pela UEM, mestre em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Administração Pública e Governo, pela Fundação Getúlio Vargas.

Ao todo, já receberam e irão receber seus certificados, neste ano, 75 graduandos. Devido à alta nota recebida pelo CEE, existe por parte da universidade, o interesse com o governo do Estado, frente ao bom aproveitamento das vagas preenchidas e pelo baixo índice de desistência, em uma renegociação para uma nova oferta de turmas para o curso Tecnologia em Gestão Pública, após a pandemia do novo coronavírus.

* Com supervisão dos jornalistas da ASC