679.jpg

Estudos mostram que 70% dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida e 40 % à alimentação

Em época de quarentena, professores e alunos de graduação e pós-graduação, extensionistas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), desenvolvem projeto de extensão com o objetivo de orientar e estimular a comunidade externa a desenvolverem hábitos de vida saudáveis nesse período de isolamento social.

A ação será realizada por meio de vídeos que estão sendo organizados com informações sobre temas variados relacionados à alimentação saudável e equilibrada que melhore a imunidade e qualidade de vida; uso de alimentos antioxidantes; os cuidados com as compras no momento que chegam em casa; boas práticas de manipulação de alimentos. Os vídeos também são informativos para os grupos de maior risco como os diabéticos, hipertensos e obesos, com orientações sobre o uso adequado de sal, açúcar, dietas restritivas, e a importância dos cuidados com a saúde em tempos de COVID- 19.

“O projeto existe desde 2016, tendo como objetivo principal conscientizar a população quanto ao risco do desenvolvimento do câncer, mas estamos adaptando este projeto para estimular a população a ter hábitos de vida saudáveis nesse momento de pandemia, uma vez que as pessoas estão mais isoladas em casa, mas é necessário que elas continuem desenvolvendo bons hábitos de vida.  Os vídeos estão sendo preparado pelas alunas extensionistas participantes do projeto visando estimular a comunidade a desenvolver esses hábitos, principalmente em relação à alimentação e os cuidados com a saúde” explica a professora Alice Kaneshima

A adoção de hábitos saudáveis, principalmente com a alimentação abre a possibilidade de preparar a população para enfrentar a doença causada pelo coronavírus (COVID 19) por ter uma imunidade aumentada.

Os vídeos estarão sendo disponibilizados no Link.