imagem artes cenicas

São ações remotas, algumas de abrangência nacional, abertas a toda a comunidade

Cursos de extensão, lives, ciclos de debates e uma mostra a distância de criações artísticas. O curso de Artes Cênicas (licenciatura em Teatro) da Universidade Estadual de Maringá vai promover diversas atividades durante o período de suspensão das aulas presenciais.

A iniciativa atende ao disposto na resolução nº 004/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEM. Ao suspender o calendário letivo, o CEP também definiu um conjunto de atividades acadêmicas não obrigatórias, a serem oferecidas, de maneira remota e em caráter excepcional.

Este conjunto vai beneficiar, em tempos de pandemia, os estudantes dos cursos de graduação, no total de mais de 13,7 mil alunos. No caso de Artes Cênicas, a maior parte das ações organizadas pelo curso contemplam também os interessados da comunidade em geral.

Os alunos da graduação poderão solicitar à coordenação do curso a validação da carga horária cursada como Atividades Acadêmicas Complementares (AAC). No momento, os cursos de extensão oferecidos pela graduação em Artes Cênicas são: “Desafios Cênicos Domésticos: entrar no curso sem sair de casa”, que recebe inscrições até esta quarta-feira (27) e é destinado exclusivamente aos calouros dos cursos de licenciatura em Teatro da UEM e da Universidade Federal do Tocantis (UFT); “Análise de Espetáculos e Mediação Teatral”, com término de inscrições no domingo (31). O público alvo são estudantes, artistas, educadores e interessados em geral; e “Entre Teatro e Educação: o Teatro Infantil Brasileiro”, com inscrições até 20 de junho. Também é dirigido a estudantes, artistas, educadores e interessados em geral.

Estereótipos da mulher negra

A Live “Os estereótipos da mulher negra na representação teatral” ocorrerá no dia 26 de junho, às 19 horas, tendo as graduandas Amanda de Oliveira Reis como palestrante e Franciele Dias de Almeida na condição de convidada. A programação prevê a apresentação do mini-documentário “Ciclos” e um bate-papo sobre os estereótipos da mulher negra na representação teatral.

O ciclo de debates e provocações “Chão de Memórias” receberá inscrições a partir de 1º de junho, às segundas e terças-feiras, para o debate que ocorrerá semanalmente às quartas-feiras, a partir das 20 horas. É aberto a todos os interessados nas intersecções entre arte e educação.

Nesta primeira etapa, para debater “o ofício do artista-educador e a criação de mundos possíveis”, o ciclo, coordenado pelo professor André Rosa, contará com seis episódios, todos sob a condução de artistas e educadores convidados. Para continuar acompanhando a programação do curso de Artes Cênicas durante a suspensão das aulas presenciais, acesse o link.

Projetos de extensão

As atividades acima propostas fazem parte das ações de dois projetos de extensão do curso de Artes Cênicas/Licenciatura em Teatro: “Práticas de encenação e pedagogia do teatro” e “Artes do corpo e do movimento”.

Vale dizer que o curso oferece regularmente à comunidade interna e externa diversas ações pedagógicas e culturais por meio de seus projetos de extensão.

São ações variadas, como cursos, oficinas, laboratórios de pesquisa e criação, montagem de espetáculos, realização de mostras, apresentações públicas e atividades de formação de público.

Ao longo dos anos, os projetos de extensão desta graduação da UEM se estabeleceram como um importante espaço de produção de conhecimentos nas áreas das Artes da Cena, configurando-se como uma importante contribuição para o desenvolvimento cultural da cidade de Maringá. Ao aliar ações de ensino, pesquisa e extensão, os projetos permitem uma experiência formativa complementar importante aos estudantes da graduação.

Alguns alunos fizeram um vídeo sobre as atividades oferecidas, veja abaixo