divulgação curso

Processo analítico define ações estratégicas para descoberta de conhecimento em base de dados no auxílio às empresas

Estão abertas, na Universidade Estadual de Maringá, as inscrições para um curso com início no dia 22 de junho destinado a apresentar métodos modernos de extração, organização e classificação de dados, intitulado “Introduction to Modern Data Mining with R”, sob a coordenação do professor Julyerme Matheus Tonin, do Departamento de Economia (DCO) da UEM.

Para fazer a inscrição o interessado deve acessar o link. O curso será ministrado pela plataforma google meet, com previsão de término no dia 3 de julho de 2020.

Segundo informações de Julyerme, serão desenvolvidas atividades de caráter teórico-prático, com aulas online e atividades práticas aplicadas em uma base de dados específica. Com o conhecimento adquirido no curso, o coordenador entende que o aluno estará apto a compreender as atividades envolvidas em projetos de Data Mining e capacitado para criar, avaliar, aplicar e otimizar projetos em Data Mining para usuários finais.

Data Mining ou mineração de dados é o processo analítico automático ou semiautomático de explorar grandes volumes de dados brutos à procura de padrões consistentes.

Para facilitar a compreensão, texto publicado no portal da empresa de software UniSoma exemplica que, enquanto na mineração de metais preciosos se peneira a terra até encontrar o metal precioso, na mineração de dados são utilizadas técnicas estatísticas baseadas em análises de dados históricos.

Tudo isso, visando filtrar informações armazenadas, reconhecer informações úteis, identificar regras ou probabilidades de algo acontecer.

Trata-se de um processo colaborativo entre usuários e computadores por meio do qual os usuários determinam o objetivo, ao passo que o sistema de mineração de dados explora e pesquisa possíveis padrões e respostas.

site data minning

Cabe ao cientista de dados, o profissional essencial para o sucesso desta dinâmica, com treinamento para identificar dados que se destaquem de alguma forma, atuar a fim de simplificar análises e extrair conhecimentos e insights relevantes deste emaranhado crescente de dados.

Afinal, a quantidade de dados gerada atualmente tem extrapolado a capacidade humana de interpretação. O armazenamento de todo tipo de informação, antes objeto de desejo de grandes e até médias empresas, agora se torna um desafio de como analisar essa superabundância de dados.

A este desafio em específico está o interesse em determinar ações estratégicas, visando à descoberta de conhecimento em bases de dados para aumentar vendas, definir perfis e sugerir produtos relacionados.

Outras informações sobre o curso pelo e-mail jmtonin@uem.br, com o professor Julyerme, ou ainda pelo telefone (44) 3011-4905.