Inscrições estão abertas até sábado (20) e aulas, online, começam em uma semana

Abordando diversos aspectos do tema, começa no dia 23 de junho, pela Internet, o curso online gratuito “tópicos especiais em imunogenética: HLA e suas aplicações clínicas”, promovido pelo Departamento de Ciências Básicas da Saúde (DBS) e o Laboratório de Imunogenética (LIG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

As aulas serão ministradas até o dia 7 de agosto e o objetivo do curso, com carga horária de 20 horas, é atualizar e aprofundar conhecimentos de estudantes de graduação e pós-graduação da UEM a respeito do assunto.

Além da introdução à imunogenética, a programação inclui a abordagem de temas como o complexo principal de histocompatibilidade, sistema HLA em humanos, aplicação na área dos transplantes e a aplicação em diferentes áreas médicas. As aulas ocorrerão às terças e sextas-feiras.

A Imunogenética trata dos aspectos genéticos dos elementos da Resposta Imunológica (Imunoglobulinas, antígenos e produtos de interações celulares como as citocinas). São quatro as áreas da imunogenética de importância na área da saúde: os grupos sanguíneos e os problemas clínicos relacionados com sua incompatibilidade; os transplantes; as doenças por deficiência imune; e as doenças auto-imune.

As inscrições, abertas, serão aceitas pelo link e o prazo termina no sábado (20). Poderão participar alunos de graduação e pós-graduação da área da saúde da UEM, sob a condição de que tenham cursado as disciplinas de imunologia e genética.

Coordenado pelo professor Quirino Alves de Lima Neto, o curso tem, na comissão organizadora, os professores Amanda Gubert Alves dos Santos, Jeane Eliete Laguila Visentainer, Larissa Danielle Bahls Pinto e Mariana de Souza Terron Monich.

Dúvidas e informações pelo e-mail eventos.liguem@gmail.com