coronavirus

Aulas vão ser realizadas no mês de julho

O Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC) e a coordenação do curso de Biotecnologia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estão oferecendo três cursos de extensão on-line. As aulas serão realizadas de forma remota, durante o período de suspensão das atividades presenciais. As inscrições variam de acordo com o curso oferecido.

O primeiro curso é o “Biotecnologia na pandemia: Covid-19 – o papel da biotecnologia na detecção do novo coronavírus”. Os professores doutores responsáveis são: Carlos Alexandre Fernandes, Luciana Borin de Carvalho e Eliane Ambrosio Albuquerque. A ideia é oferecer aos participantes as bases da biotecnologia aplicada à detecção do novo coronavírus, incluindo aspectos gerais do vírus e diferentes metodologias de identificação, como: testes rápidos, PCR em Tempo Real e CRISPR-Cas12. São 14 horas. Inscrições até 20 de junho, por meio do formulário on-line: https://bit.ly/3fnu5op.

“Biotecnologia na pandemia: marcadores de DNA e o monitoramento ambiental” é o outro curso, que será conduzido pela professora doutora Alessandra Valéria de Oliveira. O objetivo é propiciar noções básicas sobre o uso de marcadores moleculares no monitoramento ambiental. A proposta é de 8 horas. O público-alvo são os alunos de graduação da UEM dos cursos de biotecnologia, biologia e áreas afins. Há um pré-requisito: ter cursado as disciplinas de Biologia Celular, Genética e/ou Biologia Molecular. As aulas vão de 30 de junho a 28 de julho. É preciso se inscrever até 26 de junho pelo formulário on-line: https://bit.ly/2zsnqKj.

O terceiro curso é o “Biotecnologia na pandemia: citogenética clássica e molecular na conservação e melhoramento de plantas - Estudo de caso: Gênero Urochloa”. A ministrante é a professora doutora Andrea Beatriz Divério Mendes, que vai apresentar a aplicação das técnicas de citogenética clássica e molecular na conservação e no melhoramento de plantas. A carga é de 8 horas/aula e o público-alvo são os alunos de graduação da UEM dos cursos de biotecnologia, biologia e áreas afins. Também é necessário ter cursado as disciplinas de Biologia Celular e genética e/ou Citogenética. As aulas serão ministradas de 1º a 22 de julho. Inscrições até 29 de junho, pelo formulário on-line: https://bit.ly/3dS5cAK.

O material didático dos cursos serão previamente disponibilizadas on-line com o apoio do Google Sala de Aula e conterão atividades extras. Todos terão, também, encontros ao vivo para discussão, mediados pelo Google Meet.

Segundo a professora temporária do DBC, Eliane Albuquerque, “os cursos de extensão são uma forma de chegar até nossos alunos nesse período tão complicado que atravessamos. Estamos nos reinventando como educadores para trazer para os alunos conteúdos de qualidade, interdisciplinares e que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico por meio de estudo individual e discussões coletivas on-line. Além disso, os cursos poderão ser aproveitados como horas extracurriculares e servirão de base para as disciplinas curriculares quando as atividades forem retomadas”.