unati rede

Entidade acaba de ser criada pela Seti

O professor do Departamento de Música e coordenador geral da Universidade à Terceira Idade, da Universidade Estadual de Maringá (Unati), Paulo Lopes, é o representante da UEM na recém-criada Rede Paranaense de Pesquisa na Área da Pessoa Idosa.

A Rede foi instituída pela Portaria Nº 143/2020, da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), publicada no dia 18 deste mês. Segundo o documento, a iniciativa tem base na sintonia do governo do Paraná com a política federal para os idosos; no envolvimento da equipe nas ações que serão implementadas pela Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi); e no Memorando de Entendimento voltado para a Internacionalização da Pesquisa, assinado pela Seti, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

A Rede Paranaense de Pesquisa na Área da Pessoa Idosa tem o objetivo de articular parcerias em áreas que abordem o envelhecimento humano e é composta por representantes de todas as Instituições de Ensino Superior do Paraná (IEES).

Segundo o professor Paulo, “esse é um importante passo na consolidação dos programas para a terceira idade em nosso Estado. É necessário que tenhamos estabilidade para desenvolver pesquisas nas diversas áreas que atendem ao idoso, tornando a universidade um referencial nas ações e políticas para a pessoa idosa. Precisamos dar a mesma importância que é dada à pesquisa e o trabalho para criança e o adolescente dentro do ambiente acadêmico”.

A Unati é vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC). A pró-reitora, Débora Sant’ Ana, destacou que a participação da UEM será no apoio a municípios em torno dos campi da UEM para que estes possam atender aos requisitos das políticas federais em relação ao idoso e, assim, estarem aptos a receber recursos para apoio deste grupo. É uma ação extensionista muito importante e que trará impacto positivo em todo o Paraná”.