plasma sphere 5efb2c3123437

Apesar de encerrado o período de inscrições para receber certificado, comunidade universitária e externa poderão participar

O Programa de Pós-Graduação em Física (PFI) e Departamento de Física (DFI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam na quarta-feira (1), às 20h, de forma remota, o seminário ‘Física Experimental: uma perspectiva interdisciplinar’, que faz parte da programação dos cursos de extensão oferecidos pelo DFI, chamados de ‘Quarentena com Física’.

O evento é uma conversa sobre alguns trabalhos científicos que envolvem Física Experimental e outras áreas do conhecimento, por meio do estudo da interação da radiação eletromagnética com a matéria, com destaque para a utilização da espectroscopia óptica em sistemas biológicos, biomateriais, fármacos e alimentos, os quais são desenvolvidos no Departamento de Física da UEM.

Francielle Sato, uma das organizadoras do seminário, explica que a permeação da Física entre outras áreas do conhecimento é cada vez mais comum, atribuindo a esta ciência um caráter interdisciplinar único. Nas bases de dados de publicações científicas é fácil encontrar trabalhos que envolvam a Física com Ciências Biológicas ou da Saúde ou Agrárias, entre outras.

“A Física Experimental é muito presente em pesquisas interdisciplinares por meio do desenvolvimento de novos métodos e instrumentações científicos e na interpretação de dados experimentais” esclarece Sato.

A palestra será transmitida via Google Meet e Fecebook.