Celular estudo 712x375 00079681 0O documento traz propostas e alternativas que possibilitem retomada do calendário letivo na UEM. O estudo servirá de base para decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Foi entregue, ontem (29), o relatório final elaborado pelo Grupo de Trabalho para Planejamento de Atividades Letivas no Cenário Covid-19. Instituído pela Reitoria da UEM no início de junho, com a participação de representantes de diferentes setores da instituição, o grupo vinha discutindo a logística para a retomada do calendário letivo na UEM considerando as restrições impostas pela pandemia.

Na última quarta-feira, dia 24, foi feita uma apresentação preliminar das propostas para os membros das Câmaras de Graduação e de Pós-Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP). Depois disso, o documento foi finalizado.

A professora Maria Raquel Marçal Natali, vice-presidente do grupo de trabalho, diz que o relatório tem como objetivo servir de subsídio para a discussão e deliberação do CEP que deve se reunir nos próximos dias para rever, analisar e deliberar sobre a retomada das atividades de graduação na UEM.

Destacando que as discussões se deram a partir de três eixos temáticos, Maria Raquel explica que, em linhas gerais, o grupo apresentou a proposta de retomada das atividades curriculares em três fases, sendo a primeira estritamente remota, considerando a inviabilidade de aulas presenciais no momento.

A segunda fase preconiza a retomada gradual escalonada de aulas presenciais, mas ainda associada a uma parte de atividades remotas. E por fim, o retorno ampliado presencial, dentro de um cenário ideal, livre de pandemia.

Maria Raquel reforça que o estudo elaborado é resultado de uma ampla discussão entre os membros do grupo de trabalho que focaram nos aspectos pedagógicos, sob a coordenação do professor Carlos Humberto Martins, diretor de Assuntos Acadêmicos; de saúde e segurança, sob a coordenação do professor Edson Arpini Miguel, membro do grupo de Estudo de Evidências Científicas em Covid-19; e estrutural, sob coordenação da professora Tânia Nunes Galvão  Verri, diretora de obras da UEM. Os membros que integraram a equipe de trabalho se dividiram entre estas comissões, sendo que alguns participaram de mais de uma comissão, segundo a vice-presidente do grupo.

Ela destaca que também foi elaborada uma proposta de calendário acadêmico, prevendo o início do ano letivo para o dia 3 de agosto. A matéria será apreciada pelo CEP.

“Caberá ao Conselho definir sobre a retomada das atividades acadêmicas curriculares que, de antemão, terão as ações norteadas pelos dados epidemiológicos e legislação vigente em cada etapa”, afirma Maria Raquel.

Inclusão digital

O reitor Julio César Damasceno, que presidiu os trabalhos do grupo, destaca um ponto importante para o início do ano letivo neste cenário de pandemia que é assegurar a inclusão digital para estudantes que ainda não têm acesso à uma internet de qualidade. Ele explica que a UEM está buscando apoio do governo para garantir equipamentos e internet de banda larga para os estudantes mais vulneráveis, que não têm acesso a estes serviços.

“Estamos finalizando um projeto de inclusão digital que será apresentado para a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). Nossa expectativa é que, com apoio do governo, possamos retomar as atividades acadêmicas de forma remota com a certeza de que todos poderão acompanhar as aulas”, diz o reitor.

A Pró-Reitoria de Ensino está fazendo um mapeamento entre os acadêmicos e docentes sobre a disponibilidade e acesso aos recursos tecnológicos, assim como a capacitação quanto ao uso de plataformas digitais e as condições individuais para acompanhamento de possíveis aulas remotas. O levantamento pode ser acessado por meio deste link. Segundo o diretor da DAA, Carlos Humberto Martins, o prazo para responder o questionário foi prorrogado até sexta-feira (3).

Na segunda-feira, os dados serão apresentados para a Reitoria, contribuindo na finalização do projeto de inclusão digital. Martins lembra ainda que, a partir de hoje (30), o questionário foi aberto para os servidores técnicos-administrativos.

Portaria

O Grupo de Trabalho para Planejamento de Atividades Letivas no Cenário Covid-19 foi instituído por meio da Portaria nº 186/2020-GRE. Ao todo são 24 integrantes, incluindo representantes dos conselhos superiores, das pró-reitorias, dos câmpus regionais, da comissão do vestibular unificado, dos discentes, além de representante do Grupo de Estudo de Evidências Científicas em Covid-19 e do Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae).