lousa com fundo de formulas de ciencia fisica 97886 4558

Também serão discutidos como os métodos da Física podem ser aplicados na caracterização dos aços utilizados na construção de ultracentrífugas para enriquecimento de urânio

O Programa de Pós-Graduação em Física (PFI), do Departamento de Física (DFI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), transmite ao vivo, nessa quarta-feira (15), às 19h30, a palestra ‘Ciência dos Materiais: Aplicações na área nuclear’ com professor Andrea Paesano Júnior.

A palestra vai expor a pesquisa desenvolvida e aplicada pelo Grupo de Materiais Especiais (MATESP) do DFI, nas áreas de Magnetismo, Semicondutores e Combustível Nuclear, entre outros. 

Paesano Júnior, explica que nestes estudos, técnicas experimentais como difração de raios X, microscopias ótica e eletrônica, caracterizações magnéticas e espectroscopia Mössbauer são extensivamente aplicadas.

Na palestra serão apresentados, particularmente, as contribuições do Grupo no desenvolvimento de combustível nuclear a base de urânio, para geração de energia elétrica em usinas nucleares. 

Assista a palestra no Facebook ou no Google Meet.