CARTAZ LONDRINA MARINGA CORRETO

Mais de 2 mil crianças farão parte de rodas de conversa on-line com cientistas

Começa, nesta quinta-feira (23), o projeto de extensão “Conversa com Cientistas: os vírus de ontem, hoje e amanhã”.  A proposta é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM). Pesquisadoras da Instituição vão conversar com crianças de 6 a 12 anos, via plataformas on-line, sobre esses agentes que ameaçam a saúde da humanidade, de uma forma que a garotada possa compreender e apreender informações importantes para o dia a dia, durante este momento de pandemia e de afastamento social.

Segundo a farmacêutica e professora da UEM, Débora de Mello Gonçales Sant’ Ana, é missão da Universidade promover a divulgação científica: um conjunto de ações que se propõe a dar visibilidade aos conhecimentos produzidos pela ciência, utilizando as mais diferentes estratégias. “Uma divulgação bem orientada é competente e prepara o indivíduo para a vida moderna, que é cada vez mais impregnada de ciência e tecnologia. Estamos tentando atuar na divulgação científica por meio, essencialmente, da educação não formal. Queremos driblar a carência de projetos inovadores de divulgação”, explica a professora, que é pró-reitora de Extensão e Cultura.

O tema “Vírus de ontem, hoje e amanhã” já faz parte das ações da PEC, por meio do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), que está com uma exposição virtual sobre esses agentes ameaçadores. Agora, o assunto sai do Museu para outras plataformas on-line. Neste primeiro momento, as escolas que participam do projeto fazem parte da rede adventista do sul do Brasil. Esta semana, dias 23 e 24, às 10h30, é a vez das escolas de Maringá e Londrina, vinculadas à Associação Norte Paranaense. Semana que vem, dia 29 de julho, às 15 horas, a Associação Oeste Paranaense de Escolas Adventistas vai reunir quase mil estudantes de Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Umuarama e Guaíra. No dia 5 de agosto, também às 15 horas, a conversa será com alunos da Associação Centro Sul Rio Grandense de Escolas Adventistas. No dia 10 de agosto, às 14 horas, será a vez da garotada da Associação Norte Catarinense, que prevê reunir quase 1200 estudantes de dez unidades escolares espalhadas pelas cidades de Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Blumenau, Indaial, Rio do Sul e Chapecó.

A professora Débora Sant’ Ana vai realizar as lives acompanhada da professora de Anatomia Humana da UEM, Juliana Martins Perles. “Vamos parar para ouvir as dúvidas das crianças. Vamos criar uma dinâmica de perguntas e respostas para entender como eles pensam e o que eles querem saber sobre o que é um cientista e nosso trabalho em relação aos vírus”, explica a professora Juliana. A mediação será feita pelas representantes das Associações de Escolas Adventistas. Os alunos serão incentivados, em seguida, a fazer perguntas, interagir com as cientistas.

Futuro – “Na verdade, esse é o principal objetivo a interação. Essa ação é o embrião de um projeto maior, de produção de podcasts sobre ciência para crianças com as perguntas e a participação delas. O podcast é um produto de áudio, uma forma de levar o diálogo, a conversa ao público com uma linguagem mais próxima da realidade dele: a oral. Vivemos uma experiência muito gratificante em uma demanda do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico]. Um edital de 2018 selecionou profissionais de comunicação para desenvolver produtos de divulgação científica para a garotada. Produzimos o programa infanto-juvenil “Porque sim não é resposta”, com o apoio tecnológico da Rádio UEM-FM. O impacto foi tão gratificante que queremos dar continuidade a essa produção”, explicou a jornalista da PEC, Ana Paula Machado Velho, uma das bolsistas que desenvolveu o programa do CNPq e uma das organizadoras das lives.