2020 07 27 Projeto Sorrir com Saude Odontologia 9668

Projeto é desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Maringá. Na foto, da esquerda para a direita: Flávia Matarazzo Martins (coordenadora do projeto de pesquisa), Amanda Meira Saraiva (mestranda), Valéria Campos Mariano (doutoranda), Michel Pereira Rangel (gerente de Saúde de Maringá)

O Departamento de Odontologia (DOD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Maringá (SMS), inicia nessa segunda-feira (3), o projeto de ‘Teleorientação para cuidados com a saúde bucal em tempos de pandemia de Covid-19’. Essa ação é voltada para gestantes vinculadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), para as mães de bebês cadastradas na Clínica do Bebê e usuários do Centro de Especialidade Odontológica na área de Periodontia.

O objetivo do projeto é incentivar o autocuidado, além de levar informações relacionadas à prevenção, causas, desenvolvimento e tratamentos de doenças bucais. As orientações serão no formato de vídeos, enviados por meio do aplicativo WhatsApp e o usuário poderá aceitar ou não receber as orientações.

A professora do DOD, Flávia Matarazzo Martins, coordenadora do projeto de pesquisa que vai verificar a satisfação dos usuários com a teleorientação, explica que o projeto surgiu de uma preocupação com a população que está aguardando atendimento em saúde bucal no município e pela impossibilidade de realizá-lo durante a pandemia. “Recebemos tantas mensagens pelo celular, por que não recebermos também informações que podem melhorar a qualidade de vida?”, indaga a professora.

“Os pacientes usuários do SUS não estão recebendo atendimento presencial, então, vamos fazer um material educacional de promoção de saúde para que eles não fiquem desamparados nesse período de pandemia”, explica Matarazzo.

Matarazzo esclarece ainda que, a partir deste projeto conjunto com a SMS de Maringá, a Universidade irá desenvolver e disponibilizar o material didático de suporte para orientar os pacientes do serviço de periodontia do SUS de Maringá, com o intuito de manter a saúde bucal do usuário, reduzir possíveis danos e avaliar o grau de satisfação dos que aguardam por atendimento periodontal postergado devido a pandemia de Covid-19.

Esse material será desenvolvido por nove alunos do Programa de Pós-graduação em Odontologia Integrada (mestrado e doutorado) da UEM, além de oito residentes dos Programas de Residência em Periodontia e Saúde Coletiva e da Família.

O gerente de Saúde de Maringá, Michel Pereira Rangel, explica que 'Saúde bucal em tempos de pandemia' visa aumentar os níveis de saúde, diminuir a demanda de serviços especializados, obtendo menor custo social e com a possibilidade de investimentos em ações intersetoriais que possam garantir melhor qualidade de vida às pessoas.

Silvia Damasceno é dentista do município de Maringá e também faz parte do projeto. Para ela, ‘Saúde bucal em tempos de pandemia’ é de grande importância pois agrega informações aos pacientes para que entendam a real causa pela qual foram encaminhados ao serviço especializado de periodontia; esclarece o papel do paciente no autocuidado, possibilitando a compreensão de que o tratamento é realizado em conjunto profissional/paciente, e que este é responsável por grande parte do sucesso de seu tratamento com medidas simples que podem ser realizadas em sua rotina.

A integração entre a SMS de Maringá e a UEM é um trabalho construído há mais de 25 anos e vem se fortalecendo, melhorando a formação dos futuros profissionais e auxiliando no serviço prestado à comunidade na área de odontologia. “A academia traz a discussão de conhecimentos científicos atualizados e a possibilidade de parcerias em projetos de extensão e pesquisa, direcionadas às demandas da população e do serviço”, explica Mitsue Fujimaki, coordenadora do Projeto Sorrir com Saúde da UEM, no qual o subprojeto Teleorientação está vinculado.