breastfeeding 2090396 1280

Curso de extensão gratuito e on-line é organizado pelo Comitê de Aleitamento Materno de Maringá

Estarão abertas, até terça-feira (11), as inscrições de ouvintes para o curso de extensão 28ª Semana Mundial da Amamentação e 25ª Semana Maringaense de Amamentação. As vagas são limitadas, e para se inscrever gratuitamente clique aqui. Os participantes receberão certificados.

O evento on-line é organizado pelo Comitê de Aleitamento Materno de Maringá (COAMAR), do qual fazem parte os Departamento de Enfermagem (DEN) e Odontologia (DOD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trata-se de uma atualização para acadêmicos e profissionais da área da saúde.

Neste ano, o tema é “Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável”. De acordo com a comissão organizadora, o aleitamento materno atende os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas dimensões social, ambiental, econômica e institucional. Os pontos fundamentais são: “acabar com a pobreza em todas as suas formas; acabar com a fome; alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; e reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”.

Já foram realizadas duas lives e na sexta-feira (7), no Paço Municipal de Maringá (PR), ocorrerá a cerimônia da entrega da Mãe Ingá, com novo visual. É uma personagem feminina, que carrega um bebê, desenvolvida pela artista plástica Tânia Machado a pedido do COAMAR.

13 de agosto, das 15h às 16h

Tema: “A amamentação em tempos de covid-19”.

Palestrante: César Helbel, médico infectologista do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM-UEM).

13 de agosto, das 16h às 17h

Tema: “Covid-19 e amamentação na atenção primária”.

Palestrante: Eliana Dias Pereira Cismer, presidente do COAMAR e enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde.

20 de agosto, das 15h às 17h

Tema: “Consequências do desmame precoce para o planeta”.

Palestrante: Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato, enfermeira e professora do DEN-UEM.

27 de agosto, das 15h às 17h

Tema: “Manejo e aconselhamento para uma amamentação eficaz”.

Palestrante: Christyna Beatriz Genovez Tavares, enfermeira coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do HUM-UEM.

Reportagem atualizada em 05/08/2020 às 13h55.