TURMA KIDS

As aulas estão sendo realizadas via ZOOM e Google Meet para adultos, adolescentes e crianças

O projeto “Cursos de Idiomas para Públicos Específicos” (Cipe), do Instituto de Línguas (ILG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), retomou as aulas, na última segunda-feira (3), de forma remota. Cinco professores bolsistas e um professor do ILG estão atendendo aproximadamente 250 alunos, estudantes de três idiomas: inglês, francês e alemão.

A seleção dos alunos do Cipe foi feita no início do ano. A comunidade pôde concorrer a vagas para cursos de iniciantes. Crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos puderam se inscrever para cursos de inglês; adultos para o aprendizado de alemão; e adolescentes e adultos em turmas e de francês. “As aulas presenciais chegaram a começar, no dia 9 de março, mas, com a suspensão das atividades na universidade em razão da pandemia, os encontros precisaram parar. Agora, retomamos ao vivo, via ZOOM e Google Meet”, explicou a coordenadora do Cipe, Milena Alonso.

O Projeto é viabilizado pela atuação de alunos dos cursos de graduação em Letras, da UEM. Eles foram selecionados por um edital de Projeto de Prestação de Serviços – Cursos de Idiomas Para Públicos Específicos, publicado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC/UEM). Os instrutores bolsistas estão oferecendo as atividades, considerando a situação excepcional apresentada pela quarentena, “criando conteúdos interativos e jogos para as aulas online assim como elaborando atividades complementares para serem compartilhadas pelo Google Sala de Aula [Google Classroom]”, informou a coordenadora Milena Alonso.

TURMA PROFISSIONAIS

Alunos - De acordo com Gislaine Camila Laspasini Leal, mãe do aluno Pietro Laspasini Leal Cardoza, de 7 anos, da Turma Kids, o filho ficou bem animado com a retomada das aulas do inglês. Em conversa com a professora do menino, Beatriz Lovo, Gislaine disse que “ele estava chateado, porque não ia mais fazer inglês esse ano, que a pandemia tinha estragado o curso dele na UEM. Mas, agora, ele está feliz e vem sendo bem tranquila essa fase inicial. Ele já está familiarizado com as plataformas ZOOM e Meet”.

Para o aluno Natã Bernardo da Silva, “as aulas estão sendo muito produtivas e contribuem muito para minha formação. Nos reunimos nas segundas e quartas para aprendermos juntos essa língua tão fascinante que é o Inglês. Isso me proporciona uma experiência muito boa. É gratificante aprender um novo idioma com professores e colegas tão dedicados”, destacou o estudante do curso de Inglês para Profissionais, oferecido pelo Cipe.