WhatsApp Image 2020 08 17 at 09.10.03

Dentre os assuntos tratados estão os riscos do trabalho no campo, a economia, impactos relacionados ao consumo e políticas públicas adotadas pelo Estado e Município

O agronegócio movimenta grande parte da economia do Brasil, representando um quinto do Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Mesmo com a crise proveniente da pandemia, o país está tendo um saldo positivo em relação às exportações, de acordo com dados divulgados no mês de julho, pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. Nesse contexto, o programa ‘A academia contra a pandemia’, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abordará nessa quinta-feira (20), às 17h, o tema Covid-19 e os impactos no agronegócio.

As convidadas para essa live são a professora Sandra Schiavi, professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPA/UEM) e em Economia (PCE/UEM), e Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM).

As convidadas irã discutir, dentre outros temas, os impactos sobre o trabalho no campo (riscos para a saúde, contratação na colheita, entrega de produtos da colheita nos armazéns e cooperativas, etc); a economia, mercado e suprimento, (abordando os impactos nas vendas; mercado interno x mercado externo); segurança do alimento e distribuição; os impactos relacionados ao consumo e aos canais de comercialização, especialmente envolvendo alimentos; a adequação de diversos segmento para se manterem no mercado; além de Políticas Públicas Municipais e Estaduais.

A live será mediada pelo Reitor da UEM, Julio Damasceno, e a apresentação é do Jornalista Marcelo Galdiolli.

Internautas podem acompanhar o programa por meio do YouTubeFacebook e Rádio Uem FM 106,9.