WhatsApp Image 2020 08 20 at 08.05.56

‘Ecologia, economia e trabalho no ciclo da vida’ ganha suporte do Clasco

A segunda live, que integra a ‘Série de Debates: ecologia, economia e trabalho no ciclo da vida’, realizada pelo Projeto Diversistas, do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), marca a internacionalização do evento, que recebeu recentemente o apoio do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clasco).

Com o tema ‘Economia de Francisco: A nossa casa comum’, a live será realizada no sábado (22), às 10h, ministrada pelo palestrante Ladislau Dowbor da Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

“A adesão do renomado Clasco, em apoio à realização do evento em questão, dá ao mesmo, projeção internacional de relevância ímpar”, explica o Chefe Adjunto do DCS e um dos coordenadores do evento, Geovanio Rossato.

Para Elmice Cuda, professora Pesquisadora da Universidade Nacional Arturo Jauretche de Buenos Aires, professora da Universidade de Buenos Aires e coordenadora do Grupo de Trabalho Clasco: O Futuro de Trabalho e cuidado da casa comum, “é importante fazer parte desta rede na qual pode-se realizar um debate que agregue novas ideias para organizar debates públicos que aumentem a conscientização e possibilitem o intercâmbio de experiências e habilidades entre os países da região”.

O Clasco

O Grupo de Trabalho Clasco, é um órgão internacional e interdisciplinar cuja finalidade é a pesquisa-ação sobre os problemas urgentes do trabalho e do meio ambiente, em consonância com os desafios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização das Nações Unidas (ONU) e da encíclica Laudato Si, na qual o Papa Francisco critica o consumismo e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

“Acreditamos que o diálogo social deve incluir todos os saberes, isto é, acadêmicos e populares, por isso este grupo de trabalho é composto por pesquisadores acadêmicos, representantes de movimentos e sindicatos populares, câmaras empresariais, organismos internacionais e pastoralistas eclesiais”, conclui Elmice Cuda.

Veja a programação dessa série de debates que é realizada em parceria com o Centro de Promoção de Agentes de Transformação (Cepat/Curitiba):

Dia- 26/09, às 10h.

Tema - ‘Sustentabilidade da vida humana’.

Palestrante - Marilane Oliveira Teixeira – Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (CESIT/IE – Unicamp).

Dia- 24/10, às 10h.

Tema - ‘Trabalho e ecologia: Novos cenários’.

Palestrante - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje).

Dia- 21/11, às 10h.

Tema- ‘Revolução tecnológica e o futuro do trabalho’.

Palestrante- Cesar Sanson – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Inscrições podem ser realizadas por meio da página do Projeto Diversitas.

Transmissão online pelo YouTube e Facebook.