nice nucleo uem 2020

Clássicos na Educação (foto antes da pandemia) e de Pesquisas em Participação Política: reconhecidos na sociedade

A partir de criação autorizada pelo Conselho Universitário (COU), nesta semana foram institucionalmente efetivados dois núcleos de pesquisa já bastante ativos na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e amplamente reconhecidos na sociedade: o Núcleo Interdisciplinar Clássicos na Educação (Nice), em funcionamento desde 1990, e o Núcleo de Pesquisas em Participação Política (Nuppol), ativo desde 2013.

O Nice, anteriormente Grupo de Estudos Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade, “pesquisa, debate, elabora e divulga materiais didáticos impressos e virtuais para a formação do professor, tanto nas licenciaturas quanto na educação básica”. E o Nuppol faz “estudos teóricos e empíricos sobre diferentes formas de participação política, mecanismos de controle das atividades governamentais e interações entre instituições e atores sociais”.

“O Nice se destina a consolidar a pesquisa, divulgação e internalização de quatro conceitos considerados como a base para a atividade docente: ética, democracia, liberdade e cidadania. São conceitos que precisam ser conhecidos em sua origem antiga e medieval, para além do uso muitas vezes displicente em projetos, planejamentos, leis e discursos”, informa a professora Terezinha Oliveira, líder dos pesquisadores desde 2004.

A equipe do Nice é formada por profissionais da UEM (Programa de Pós-Graduação em Educação/PPE e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCH), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Centro Universitário Metropolitano de Maringá (Unifamma). Contempla as áreas de História, Filosofia, Pedagogia e Administração Pública. Segundo Oliveira, “as ênfases dos estudos de cada pesquisador são bem variadas, mas a comunicação e as pesquisas ocorrem de modo harmônico, evidenciando o sentido de totalidade que caracteriza, efetivamente, um núcleo interdisciplinar”.

Existente desde 2013, o Nuppol é coordenado pelo professor Rafael da Silva. Vinculado ao Departamento de Ciências Sociais (DCS-UEM), ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGC-UEM) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPP-UEM), o núcleo contempla quatro grupos de pesquisa: 1) Cultura Política, Comportamento e Democracia; 2) Sociedade Civil, Instituições Políticas e Democracia; 3) Grupos de Estudos e Pesquisas Geracionais; 4) Grupo de Estudo sobre Políticas Públicas.

Do surgimento do Nuppol até agora, as atividades dos docentes e discentes têm sido concentradas, sobretudo, no projeto de pesquisa “Mudanças e permanências nos padrões de participação política no Brasil: análise longitudinal do envolvimento político dos brasileiros (1988-2013)”. Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é realizado em parceria com as universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Araraquara (SP). Projeto previsto para ser concluído em 2021, “trata-se de uma análise do que mudou e do que permaneceu nos padrões de participação política dos brasileiros desde a promulgação da Constituição Federal”, explica a professora Carla Almeida, integrante do núcleo.

Eventos dos núcleos

Há duas décadas, o Nice realiza dois grandes eventos: a Jornada de Estudos Antigos e Medievais, há nove anos um evento internacional e que agora em 2020, na 19ª edição, será totalmente on-line, de 14 a 17 de setembro; e a Exposição de Maquetes: Educação e Cultura no município de Maringá, que já chegou à 23ª edição.

A cada dois anos, o Nuppol organiza o Seminário Nacional Participação Política e Democracia, que em 2021 estará na 5ª edição. Pelo Nuppol também é organizado o programa de rádio “Diálogos Sobre Política”, apresentado pelo professor Rafael da Silva. As edições inéditas estão suspensas temporariamente, em razão da pandemia, mas é possível ouvir edições passadas na UEM FM pela sintonia 106,9, às terças-feiras, a partir das 13h.

3seminario nuppol 2017

Conferência de abertura do 3º Seminário Nacional Participação Política e Democracia, em 2017

rafael silva uem fm

Professor Rafael da Silva, coordenador do Nuppol, apresenta “Diálogos Sobre Política” na UEM FM