NOVO IML FOTO EDU CORRA 2

Profissionais vão apoiar serviços rotineiros da polícia científica

A ação é financiada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Atua nos municípios da 15ª Regional de Saúde (Maringá), 12ª Regional de Saúde (Cianorte), 13ª Regional de Saúde (Umuarama) e 22ª Regional de Saúde (Ivaiporã).

Com o objetivo de prevenir, cuidar e combater a pandemia do novo coronavírus, o projeto vem atuando nos mais variados ambientes e, agora, o governo do Estado entendeu que é necessário ampliar a presença. “São muitas frentes e, para nós da universidade, é muito importante estarmos dentro destes vários departamentos como o IML”, destaca a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant’ Ana (na foto abaixo, à direita), responsável pelo grande projeto do coronavírus na Universidade. Ela esteve nesta sexta-feira (28), no Instituto, em Maringá, apresentando os bolsistas.

reuniao grupo

Para a chefe-adjunta da Polícia Científica de Maringá, Jaqueline de Moura da Silva, esta parceria é muito importante, tanto para suprir uma demanda interna quanto para estreitar laços com a Universidade. “Para gente é uma conquista muito grande. Nossa demanda é alta e estes profissionais irão contribuir, e muito, na nossa rotina”.

Os bolsistas irão dar o apoio necessário aos serviços rotineiros do IML, cumprindo uma carga horária de 35 horas. A previsão inicial é que atuem por quatro meses, podendo o contrato ser estendido.

Luciano de Souza Geraldo, de 38 anos, é o enfermeiro bolsista no projeto aqui no IML de Maringá. Ele, que já tem experiência dentro do IML na área de necropsia, agora se abre para uma nova experiência, atuando em exames da área de criminalística realizados pela polícia científica, que dão apoio à população em geral. “Quero sempre trazer a humanização para dentro dos atendimentos de enfermagem que eu fizer aqui dentro do IML”, concluiu Geraldo.

Texto produzido pela bolsista do Projeto Covid, a jornalista Vanessa Bellei

Foto de capa: Agência Estadual de Notícias