dramaturgia da voz

As inscrições podem ser realizadas pela comunidade interna e externa da UEM. Serão ofertadas 20 vagas e a idade mínima é de 16 anos

O curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM) irá oferecer no período de 8 de setembro até o dia 27 de outubro, o curso de extensão ‘Dramaturgias da Voz’, que faz parte do Projeto de Extensão Artes do Corpo e do Movimento, coordenado pelo Prof. André Rosa. O curso será ministrado às terças-feiras, das 19h às 20h30, via Google Meet, e tem por objetivo propor um espaço de pesquisa para o ator, com foco na criação, a partir dos estudos relacionados à voz em cena, proporcionando criações individuais e coletivas.

Segundo Matheus Ribeiro, ministrante do curso, ‘Dramaturgias da Voz’ busca proporcionar um espaço de experimentações. “A ideia é promover momentos de trocas relacionadas aos estudos da voz e seus desdobramentos nas práticas teatrais. Ao estimular o autoconhecimento, entendendo voz e corpo como um só, as experiências do curso são direcionadas para práticas que permitam explorar novas possibilidades de pensar e praticar a voz”, explica Ribeiro.

Ainda de acordo com Ribeiro, os encontros remotos exigem adaptações e as propostas de criações em grupo surgem como forma de superar as mudanças relacionadas ao período de isolamento. “Com isso podemos experimentar novas possibilidades a partir dos recursos possíveis nesse momento, e ao propor um desafio de criação entrelaçamos as condições de distanciamento, os estudos teatrais e a relação corpo e voz”, completa Ribeiro.

As inscrições podem ser realizadas por meio do link

Programação:

Encontro 1 (08/09) - Conversa introdutória e momento de integração do grupo; momento de diálogo com o grupo; Introdução aos conteúdos teóricos em relação a dramaturgia da voz.

Encontro 2 (15/09) - Apresentar reflexões teóricas acerca das dramaturgias da voz e com isso instigar o grupo a gerar discussões no decorrer do encontro.

Encontro 3 (22/09) - Propor uma retomada aos conteúdos do último encontro e os métodos discutidos; introdução a saúde da voz.

Encontro 4 (29/09) - Aparato vocal; cuidados com a voz; iniciação a trabalhos práticos.

Encontro 5 (06/09) - Exercícios sobre a respiração e sua importância no trabalho vocal; propor exercícios individuais a partir da respiração; atividades que priorizem articulação e voz; trabalho individual e em grupo explorando a articulação e voz.

Encontro 6 (13/10) - Estudos sobre os aparelhos ressonadores; experimentação em grupo; práticas visando projeção e voz; retomada dos conteúdos práticos com a voz;

Encontro 7 (20/10) - Apresentar uma proposta de criação individual ou coletiva, relacionando aos conteúdos práticos. (Proposta a ser discutida com o grupo)

Encontro 8 (27/10) - Conversa sobre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo; promover um espaço de reflexão entre os trabalhos desenvolvidos e os conteúdos visitados; avaliação do curso.