MEIRELLES 

Aberta a qualquer interessado, palestra de Henrique Meirelles vai marcar lançamento de liga acadêmica de mercado

O ex-ministro da Fazenda do governo Michel Temer e ex-presidente do Banco Central do governo Lula, Henrique Meirelles, vai ministrar, amanhã (23), às 20 horas, por via remota, a aula inaugural da CSA Invest., a Liga Acadêmica de Investimentos" que está sendo criada no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O tema da aula será "Cenário Econômico e Carreira" e o evento, aberto à comunidade acadêmica da UEM e também com livre acesso pelo público externo, terá transmissão pelo YouTube.
Ele foi o presidente do Banco Central com mais tempo no cargo, entre 2003 e 2011, fase que, segundo os organizadores da aula inaugural, configurou-se como “um período de crescimento econômico, geração de empregos e controle da inflação”.
Entre 2016 e 2017, comandou o Ministério da Fazenda, “tirando o Brasil da maior recessão da história e promovendo avanços institucionais como a limitação dos gastos públicos, a nova Lei das Estatais e a reforma trabalhista”.
No setor privado, Meirelles trabalhou por 28 anos no BankBoston, onde foi presidente mundial da instituição, único brasileiro a atingir esse nível de direção na história.
Também foi presidente do Conselho da Lazard Americas e Senior Advisor da gestora global KKR. Fez parte dos conselhos de administração do Lloyds of London e da Azul Linhas Aéreas, além   de   outras   empresas   como   a   Raytheon Corporation, Bestfoods, Champion International, BankBoston Corporation e FleetBoston Financial.
Meirelles foi ainda membro dos conselhos da Harvard Kennedy School of  Government,  da Sloan School of Management do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e da Carroll Scholl of Management do Boston College.
É presidente-fundador da Associação Viva o Centro, de São Paulo, cuja missão, desde 1990, é a revitalização do centro da cidade.  Foi presidente da Associação  Brasileira  de  Empresas  de Leasing e da Associação Brasileira de Bancos Internacionais. Em 2002, foi eleito deputado federal. Em 2018, concorreu à Presidência da República pelo MDB.

Colli valendo

Henrique Colli, aluno de Economia da UEM, preside a CSA Invest

Como surgiu

Num texto publicado no Instagram da Liga, em julho, o estudante de Economia Henrique Colli, presidente da CSA Invest., diz ter ouvido falar sobre ligas de mercado financeiro em uma palestra do professor Claudio Paiva, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Araraquara, em novembro de 2019.
“Sabia que ligas acadêmicas eram comuns em cursos de medicina, porém ainda não conhecia essas de mercado financeiro, ligadas também a outros cursos”, relata. “Com isso, foi colocado em pauta no Centro Acadêmico de Economia (Caeco) sondar e pesquisar mais sobre o assunto; o Mayson ficou responsável no primeiro momento”, esclarece.
No início deste ano, em um dos eventos com atividades remotas para aproximar, principalmente, os calouros, Colli conta que Gabriel questionou a existência desse tipo de liga na UEM. Segundo ele, antes disso, dois amigos com quem trabalhou, “a Ju e o Arthur, já haviam comentado sobre essas ligas também”.
Conforme Colli, com todo esse incentivo e vontade de ter mais conhecimentos sobre mercado de capitais, aumentar a exposição para o mercado de trabalho e incentivar ainda mais os alunos a fazerem cursos de graduação que envolvem o tema, ele deu início a pesquisas de como efetivamente fundar a liga, convidando algumas pessoas para integrar o projeto.
Reunindo hoje quatro cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UEM, a CSA Invest “atua com o propósito de capacitar e principalmente ser capacitado, tanto de maneira pessoal quanto profissional, criar conexão com o mercado de trabalho e formar grandes líderes”.
Gilberto Fraga

Gilberto Fraga, professor do DCO da UEM, é o coordenador do evento

O que é

As ligas universitárias de mercado financeiro estão presentes em todas as grandes universidades brasileiras, segundo o site InfoMoney. “São organizadas pelos próprios estudantes e buscam aproximar os jovens do mercado financeiro, auxiliando como iniciar suas carreiras, quais áreas podem atuar, onde trabalhar, promover palestras e participar de desafios”, detalha o portal.
Basicamente, estas ligas são compostas por estudantes que se organizam por funções e cargos, com a vigência de uma hierarquia “de forma leve e para direcionar responsabilidades, existindo diretorias específicas para marketing, operações, finanças, educação, eventos e presidência”, de modo a compor a gestão do ano correspondente.
Antes da aula de Henrique Meirelles, será feita uma apresentação sobre a CSA Invest., cuja coordenação é do professor Gilberto Fraga, do Departamento de Economia (DCO), também coordenador do evento. O público ficará sabendo a importância da Liga e quais atividades os membros dela desenvolvem. Para outras informações, o contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.