religioes afro amudi

Evento termina semana que vem com mais um tema: espiritismo

A Associação dos Amigos do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Amudi) vai promover, na próxima quarta-feira (30), a palestra “Religiões Afro-brasileiras e História”. A iniciativa faz parte do Segundo Ciclo de Palestras dos Amigos do Mudi. Semana passada, a discussão foi em torno das Religiões abraâmicas. Semana que vem, 7 de outubro, será a vez do Espiritismo.

As religiões abraâmicas são monoteístas e têm origem comum em Abraão ou o reconhecimento de uma tradição espiritual identificada com ele. A pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM), Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, participou da palestra ao lado do professor Felipe Masotti, que é graduado em Teologia e tem mestrado e doutorado, pela Andrews University (EUA), com enfoque em bíblia hebraica e línguas semíticas.

“Abraão é um personagem bíblico a partir do qual teriam se desenvolvido as principais vertentes do monoteísmo: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo”, explicou o professor Masotti.

Os judeus são um grupo etno-religioso e incluem aqueles que nasceram judeus ou foram convertidos ao judaísmo. Cultuam um único deus chamado Javé ou Jeová. O livro sagrado da religião é a Torá. O cristianismo é uma religião centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento, da Bíblia Cristã, que propõe a crença em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. A religião tem três vertentes principais: Catolicismo Romano, Igreja Ortodoxa Oriental e o Protestantismo. Já o islamismo é uma religião monoteísta articulada pelo Alcorão, um texto considerado pelos seus seguidores como a palavra literal de Deus, e pelos ensinamentos e exemplos normativos de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus.

CARTAZ RELIGIAO DEBORA

“A palestra mostra as especificidades de cada religião e a referência que as liga, por meio do personagem Abrãao. A ideia é compreender como se formaram os diferentes grupos a partir de um mesmo nome”, explicou a professora Débora. A apresentação pode ser assistida no link do Canal dos Amigos do Mudi.

Afro-brasileiras – Na próxima quarta-feira (30), será a vez da professora Vanda Fortuna Serafim, falar sobre a história das religiões afro-brasileiras. Ela é coordenadora do Grupo de Pesquisa História das crenças e ideias religiosas (HCIR/UEM) e doutora em História Cultural, pela Universidade Federal de Santa Catarina, além de docente do Departamento de História da UEM.

“Em tempos de registro de episódios de intolerância religiosa, é muito importante que se conheça a realidade das religiões afro-brasileiras como forma de acabar com pré-conceitos e julgamentos”, disse a presidente da Associação de Amigos do Mudi, Isabel Ferreira da Silva Chagas.

O Segundo Ciclo de Palestras da Amudi termina com a apresentação do tema “Espiritismo é uma Religião?”, pela professora Jussara Rocha Ferreira, da Universidade de Brasília. As palestras são abertas a todos os interessados. Mas é possível oficializar a participação, se inscrevendo, gratuitamente, no link https://forms.gle/rGgnWM6qtJbQRhbJ8. Haverá certificado para os inscritos. O Ciclo é realizado com suporte técnico da TV UEM.