edital eci 2021 mobilidade

Edital publicado pelo Escritório de Cooperação Internacional da UEM trata de processo de candidaturas em fluxo contínuo

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) publicou hoje (1º) um edital que abre em fluxo contínuo o processo de candidaturas, para graduandos, para mobilidades acadêmicas internacionais previstas para iniciar em 2021 – desde que haja condições sanitárias atestadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e sendo respeitadas as normativas da UEM, do Paraná, do Brasil e do país de destino.

O “Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional – Graduação” é um processo seletivo permanente. Ou seja, disponibiliza abertura de inscrições todos os meses, considerando as datas estipuladas pelo cronograma do edital. Dentre as exigências de candidatura, o estudante de graduação interessado precisa ter a partir de 18 anos, ter cumprido integralmente pelo menos dois semestres letivos do curso, ter mínimo de média 6 no histórico escolar e, ao retornar do exterior, cursar ao menos mais um semestre na UEM.

Como o nome sugere, a mobilidade internacional é uma experiência de internacionalização, mas não a única. “O aluno terá vivências acadêmicas, culturais e de formação distintas, o que vai dar diversidade importante nas competências profissionais”, frisa Sandra Schiavi, assessora do ECI-UEM. De acordo com a professora, o universitário que participa de mobilidade se depara com formatos pedagógicos diferentes do que está acostumado e, assim, amplia seu olhar sobre questões diversas e sua capacidade de lidar com problemas.

Outros pontos relevantes da mobilidade internacional são que o graduando pode criar uma ampla rede de relacionamentos e aprimorar-se em um idioma. E conforme destaca Schiavi, “essa diversidade traz um enriquecimento na formação do aluno não só profissional, mas também cultural e de cidadania”. Para a UEM também há benefícios, uma vez que “essas interações trazem de volta para a universidade experiências de internacionalização”, já que os alunos que estiveram fora do país as compartilham com a comunidade acadêmica.

Inscreva-se – Se você é aluno de graduação na UEM e quer saber mais sobre como se inscrever, bem como todas as normas envolvendo o programa, leia o edital na íntegra. Por ter caráter permanente, o “Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional – Graduação” só será revogado no ano em que for publicada uma nova edição do edital.

O ECI informa que “a participação e aprovação no processo de cada candidato não implica autorização automática para mobilidade internacional, porque a efetivação da mobilidade acadêmica dependerá de autorização final emitida pelo ECI, que vai considerar as condições sanitárias globais e de cada país de destino, bem como restrições e orientações de instâncias superiores”.