logo aberturaAbertura ocorreu na tarde de sexta-feira (16) , em live Canal da TV UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participa da 17ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia (SNCT) com programação especial, produzida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). As atividades ocorrem de 16 a 23 de outubro em paralelo com outras instituições e entidades de todo o País. A abertura da programação na UEM ocorreu na sexta-feira (16), com uma live que deu início à primeira atividade, o Hakathon CS.

Em 2020, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) instituiu o período de 17 a 23 de outubro para realizar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e, também, declarou todo o mês de outubro como o Mês da Ciência. A Semana tem como objetivo promover eventos de divulgação de temas de C&T por todo país. A cada ano, o MCTIC aponta um tema e, em 2020, é “Inteligência Artificial (IA): a nova fronteira da ciência brasileira”. A programação pode ser acompanhada diretamente no site da SNCT.

No Paraná, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) participa, também, por meio da Universidade Virtual do Paraná, com uma sequência de lives com temas relativos à inteligência artificial em diferentes cenários.

linnyer e debora snct

As professoras Débora e Linnyer

Abertura – Na UEM, historicamente, a PEC, por meio do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e de outros grupos, desenvolve diferentes ações. Em 2020, ganhou o reforço do Manna Team e do Ramo Estudantil IEEE da UEM, ambos coordenados pela professora do Departamento de Informática da UEM, Linnyer Aylon.

A abertura ocorreu na sexta-feira (16), com uma cerimônia, realizada em uma live, exibida pelo canal da TV UEM, no Youtube. A professora Linnyer Ruiz Aylon apresentou o MannaTeam e os seus parceiros: o professor Julierme Tonin, do  Laboratório de Internacionalização da UEM, que vai discutir o tema em uma apresentação, na segunda-feira, dia 19, às 17 horas; o presidente do Ramo Estudantil do IEEE, Lucas Força; a presidente do Women in Engenharia (WiE), da UEM, Cecília Reche; e o bolsista do CNPq/UEM/Manna e gestor de projetos IEEE UEM, Leonichel Guimarães, que convidou a todos a participarem do Hackathon CS, que teve início na sexta e se estendeu por todo o sábado.

A cerimônia ainda contou com a participação da pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, professora Débora de Mello Sant’Ana, que lembrou que a semana de C&T tem o objetivo de  tirar os cientistas dos laboratórios e levar para as ruas. Mas, “este ano, por causa da necessidade de isolamento social, preparamos vídeos, conversas de graduandos, professores e pós-doutores, sobre suas experiências, que, de alguma forma, envolvem no nosso dia a dia. A ideia é sempre fortalecer a importância da ciência nas nossas vidas. A pandemia vem nos mostrando isso”.

julio

Por fim, o professor Julio Damasceno (foto acima), reitor da UEM, lembrou que a Semana e as pessoas nela envolvidas, “como as professoras Débora e Linnyer, assim como o Lucas, a Cecília e o Leo, têm o compromisso de levar a Universidade até a população. Isso é muito importante, porque é por meio do conhecimento que conseguimos incluir as pessoas, acolher aqueles que têm menos oportunidades de acesso ao aprendizado. Isso reforça a importância da nossa universidade e da ciência para a qualidade de vida da nossa sociedade”.

Maringá – A programação da Semana de Ciência e Tecnologia da UEM vai contar com uma mostra de vídeos: a Expo Manna. “Ao longo da semana haverá a inserção de vídeos com o tema da semana nacional, que vão levar os visitantes a uma viagem pelo universo da tecnologia, abordando temas que envolvem segurança, privacidade, uso de dados, robótica e diversas aplicações da tecnologia na nossa vida cotidiana”, explica a pró-reitora Débora de Mello Sant’Ana.

Para acessar o conteúdo, basta clicar nos links disponibilizados no site da Semana, que serão liberados durante os dias de duração do evento. “Porém, esse é um projeto que ficará disponível indefinidamente. Assim, aqueles que têm interesse no tema, que poderão assistir e usufruir das discussões em outros momentos”, acrescenta a professora Linnyer Aylon. Ela também lembrou que, na segunda-feira, às 19h30, haverá a live "O processo para a formação de stratups", com o professor do Departamento de Economia da UEM, Marcelo Farid. Para assistir é só acessar o Canal do Manna, no Youtube.

ATIVIDADES EXPO MANNA