andre rangel UEM 2020

Dr. André Rangel conversa com público, pela Internet, na tarde de 6 de novembro; não é preciso se inscrever

O Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (DMC-UEM) promove uma live gratuita com o pianista internacional André Rangel, também professor doutor. Será no dia 6 de novembro, entre 14h30 e 16h30, por meio deste link. Não é preciso fazer inscrição prévia e posteriormente haverá emissão de certificados aos participantes.

Rangel falará sobre organização do estudo diário, pré-escalas e escalas, leitura à primeira vista, técnica de Claudio Arrau sobre a obra de Franz Liszt, entre outros assuntos. O evento on-line do DMC é aberto a qualquer interessado em práticas interpretativas baseadas na literatura pianística.

Esse evento de extensão é intitulado como “Prof. Dr. André Rangel e as Práticas Interpretativas (Piano)”. Coordenado pelos professores Alfeu Araújo, André Bertoncini e Sabrina Schulz, integra o projeto de extensão “PIN: PIano como INstrumento de INformação, INclusão e Interdisciplinaridade”.

Conheça o pianista convidado

Rangel graduou-se em Piano, com medalha de ouro, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formou-se mestre em Performance de Piano pelo Conservatório de Música da Nova Inglaterra (EUA) e doutor em Artes Musicais: Performance de Piano pela Universidade Católica da América (EUA), onde lecionou de 1988 a 1994. Também foi professor na Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde se aposentou em 2016.

Além de trabalhar por três décadas como colaborador para cantores, Rangel é um ativo camerista e conferencista, destacando-se em apresentações no Kennedy Center e na Organização dos Estados Americanos, em Washington (capital dos EUA).  Como solista, apresentou-se em centenas de recitais no Brasil e nos Estados Unidos. Atuou com as melhores orquestras nacionais e com a Nevada Symphony e a McLean Symphony, nos EUA.

É detentor de vários prêmios, como: Concurso Chopin (Curitiba-PR), Concurso de Goiás, Concurso Natho Henn (Porto Alegre-RS), primeiro prêmio no Sul-Americano do Recife e um dos quatro finalistas no Concurso de Rádio da Baviera (Munique, Alemanha).