CORAL BERTURA

Eventos vão mostrar as principais atividades do tripé que sustenta as ações da Universidade

Às 8 da manhã, desta quinta-feira, 29 de outubro, cerca de 800 pessoas participaram da abertura dos maiores eventos simultâneos de ensino, pesquisa e extensão, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que ocorrem até sábado, dia 31, de modo on-line. Trata-se do 29º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic), 3º Encontro Anual de Extensão Universitária (Eaex) e 2º Encontro Anual de Ensino de Graduação (Eaeg), que trazem como tema: “Desafios para a Ciência, a Tecnologia e a Humanidade no mundo da pandemia”.

A solenidade teve início com a exibição de um vídeo da Diretoria de Cultura, “uma apresentação produzida especialmente para o Eaex, o Eaic e o Eaeg, os três encontros que acontecem simultaneamente, da canção ‘Canta, canta mais’, de Tom Jobim & Vinícius de Moraes. Participaram a Orquestra de Câmara da UEM e Coral Universitário", disse o diretor de Cultura da UEM e editor do vídeo, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.  A professora Andrea Anhezini, que coordenou os coralistas, disse que a apresentação é uma forma de mostrar como a música “vem nos acalentando, como ela tem nos trazido esperança nestes tempos tão urgentes de afastamento físico”.

Tripé - Iniciado em 2019, o Eaeg é um evento que tem como objetivos promover a discussão do ensino de graduação na UEM, divulgar os resultados dos trabalhos desenvolvidos por discentes e docentes vinculados aos Projetos de Ensino, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica, além de integrar a comunidade acadêmica, informou a Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

A pró-reitora da PEN, Alexandra Cosin, disse, na manhã desta quinta-feira, que esse evento conjunto é uma forma de reforçar o tripé da Universidade, apresentando ações de ensino, pesquisa e extensão. “Fico triste por precisarmos nos organizar de forma remota, mas esse é um desafio que, por outro lado, estimula a criatividade, a inovação e a reinvenção. Aprendemos que a tecnologia é nossa ferramenta para enfrentar muitas das adversidades que estão aí, e para que possamos oferecer a educação de qualidade, que é o compromisso da nossa gestão. Nestes eventos, celebramos o gosto de nos reinventar e o sucesso de alunos e professores”.

MONTAGEM PRO REITORES

Extensão - O Eaex tem como objetivo apresentar e discutir, de modo integrado, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da UEM, em 2020, segundo a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). Congrega todas as áreas de conhecimento, classificadas no âmbito da extensão nacional em: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. A novidade deste ano é que toda a programação, que conta com apresentação de trabalhos e palestras, pode ser acessada por todos os interessados não só os inscritos da comunidade acadêmica.

Segundo a professora Débora de Mello Sant'Ana, pró-reitora da PEC, assim como os eventos da UEM ganharam novo formato, é preciso que as pessoas pensem sobre como: “vão lembrar de 2020? Espero que a gente possa registrar em nossa memória que este foi um ano em que enfrentamos nossos medos, muitos obstáculos e nos reinventamos, redescobrimos nosso lado mais humano, superamos nossas crenças negativas e cooperamos para a saúde das pessoas no hospitais. Nossas ações da extensão apoiaram crianças e adultos em iniciativas remotas e isso é que precisamos deixar registrado em nossa história”.

O Eaic também é composto pelo Encontro Anual de Iniciação Científica Junior, o Eaic Jr. De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), congrega todas as áreas do conhecimento e tem como principal objetivo avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que é mantido por Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, além da UEM.

Na abertura, o pró-reitor da PPG, Cloves Cabreira Jobim, agradeceu a todos que apoiaram a realização dos eventos e lembrou que a iniciação científica tem um papel muito importante, porque insere nos laboratórios os novos cientistas. “Na UEM, são mais de 500 bolsas desta modalidade, que são oferecidas para pessoas que estão produzindo conhecimento nos grupos de pesquisa, que são mais de 300, aqui, certificados pelo CNPq. Isso sem contar com as soluções de problemas da nossa sociedade, que estão sendo produzidas nos nossos cursos de pós-graduação, nos quais a pesquisa é o ponto central”.

ricardo FINAL

O reitor Julio Damasceno, impossibilitado de participar por motivos de saúde, foi representado na abertura dos eventos pelo vice-reitor, Ricardo Dias Silva. O professor destacou os inúmeros esforços de todas as áreas do tripé da universidade para dar apoio à sociedade neste momento de enfrentamento da pandemia de Covid-19. “Pesquisadores desenvolveram equipamentos, outros foram aos hospitais atuar no tratamento e prevenção da doença, assim como remodelamos o processo de ensino, para o modelo remoto, como forma de manter o processo de oferta de conteúdo de forma eficiente para nossos mais de 77 mil alunos de graduação. Nossos servidores foram implacáveis nestas ações e tivemos também a ajuda de toda a comunidade externa para enfrentar todas as adversidades. Isso prova a importância da universidade, principalmente, a pública, como polo importante para encontrar soluções para o mundo. Os trabalhos que vão se apresentados nestes eventos são prova disso”.

Programação - Após a abertura, o professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), da Unicamp, ministrou a palestra “Desafios para a ciência, a tecnologia e a humanidade no mundo da pandemia”. Segundo o professor, em resumo, a palestra dele “teve como objetivo mostrar que o papel da universidade precisa, nesse momento de pandemia, encontrar formas de propor ações que levem o ensino superior a aprender a aprender; aprender a fazer; aprender a ser; e aprender a conviver”.

JONI E CLEIA

Durante abertura, também, foram anunciados os 21 trabalhos de destaque do EAIC, que foram selecionados por um Comitê Avaliador de pesquisadores do CNPq. Os organizadores ainda agradeceram a Conset, Consultoria Júnior de Assessoramento, que deu dinâmica tecnológica e logística aos eventos. E ainda foi destacada a atuação da tradutora de LIBRAS, Cleia Torino.

A partir das 10h30, então, começaram as apresentações de trabalhos, que vão até sábado, dia 31. A programação dos eventos podem ser acessadas nos seguintes links: 3º Encontro Anual de Extensão Universitária (3º EAEX 2019); 29º Encontro Anual de Iniciação Científica e o 9º EAIC Júnior; e o Encontro Anual de Ensino de Graduação (EAEG).