imagem de objetos de engenharia na visao superior do local de trabalho conceito de construcao ferramentas de engenharia tom padrao de filtro retroiluminado foco suave foco seletivo 1418 474

O novo sistema deve estar no ar a partir de 3 de novembro, garantindo agilidade e melhor atendimento aos usuários

Os estagiários dos diferentes cursos de graduação da UEM terão à disposição um novo sistema on-line que deverá otimizar os processos necessários para a formalização de estágios, obrigatórios ou não. A previsão é de que ele entre no ar nesta terça-feira, dia 3 de novembro.

Criado por analistas do Núcleo de Processamentos de Dados (NDP) da Universidade, o modelo foi cuidadosamente projetado a partir das demandas do Setor de Estágio (ETG), sendo que o resultado final garantiu maior agilidade no processo de tramitação dos documentos.

O acadêmico inicia a inserção dos dados e os técnicos do ETG podem acompanhar cada etapa, fazendo a conferência das informações. Se houver algum erro ou faltar informações o aluno recebe uma notificação. Somente depois de tudo validado é que ocorrerá a impressão do termo de compromisso e plano de estágio para as assinaturas

A professora Vânia de Fátima Matias de Souza, chefe da Divisão de Estágios da UEM, destaca que a possibilidade de correção não apenas agiliza o processo como também evita a manobra de refazer o documento no meio do caminho, com o inconveniente de precisar buscar, novamente, as assinaturas da concedente, orientador e supervisor de estágios. “Fato que infelizmente tem sido corriqueiro e tem ocasionado inúmeros percalços aos estudantes, em especial, dos câmpus regionais”, informa.

Walter Marcondes Filho, analista do NPD, responsável pelo desenvolvimento do novo sistema, explica que as informações cadastradas ficam armazenadas em um banco de dados e a partir dele é possível gerar diferentes relatórios. Isto irá melhorar o atendimento aos alunos, orientadores e coordenadores à medida que o repasse de informações será mais rápido. Marcondes Filho diz ainda que, futuramente, todas as etapas deverão ser on-line. Por enquanto ainda é necessário o envio, por meio físico, da documentação.

Segundo ele, o sistema foi desenvolvido em conjunto com dois estagiários do NPD, São eles Vitor Ursulino Vinhais e Marcos Vinicius de Oliveira Santos, acadêmicos dos cursos de Informática e Engenharia de Produção com ênfase em Informática, respectivamente. “Foi uma boa oportunidade para os acadêmicos vivenciarem na prática todos os processos envolvidos no desenvolvimento de sistema, desde a análise de requisitos, a fase de testes, o uso da tecnologia e a apresentação ao usuário”. Marcondes destaca ainda a participação do Nead (Núcleo de Educação a Distância) que entendendo a importância do sistema para os alunos dos cursos a distância atuou na contração de um prestador de servços para auxiliar no desenvolvimento do novo sistema.

A partir de 3 de novembro o acesso ao sistema estará disponível pelo endereço www.npd.uem.br/etg.